03/11/2025

Rússia: possível adesão da Ucrânia à Otan desperta ameaça

Primeiro-ministro russo, Medvedev disse que seu país pretende impedir Kiev de entrar na aliança militar

O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, afirmou que a Rússia está “ameaçada” pelo possibilidade de a Ucrânia se juntar à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Ele fez a declaração no domingo 3, em artigo para jornal estatal Rossiyskaya Gazeta.

“Sempre pedimos apenas uma coisa — levar em conta nossas preocupações e não convidar as antigas partes de nosso país para a Otan”, disse. “Especialmente, aqueles com quem temos disputas territoriais. Portanto, nosso objetivo é simples: eliminar a ameaça de adesão da Ucrânia à Otan.

A Rússia parte do princípio de que a invasão da Ucrânia tinha a finalidade de evitar que a Otan se expandisse perto de suas fronteiras.

Desde o início do conflito entre os dois países, em fevereiro de 2022, Medvedev tem levantado repetidamente a possibilidade de uma guerra nuclear.

“Zelensky afirma temer a perda do apoio bipartidário nos EUA”

A pauta da adesão da Ucrânia à Otan é uma das muitas questões que vão ser discutidas pelos líderes mundiais na cúpula da Organização, em 11 e 12 de julho, na capital da Lituânia, Vilnius.

O tema será um dos maiores pontos de conflito para o grupo, que permanece unido — mesmo com a invasão provocada pela Rússia.

Alguns aliados que estão na Europa Oriental, mais perto da Ucrânia e da Rússia, defenderam um caminho mais concreto para Kiev se juntar à aliança defensiva assim que a guerra terminar.

Já as autoridades da Europa Ocidental e Meridional acreditam que uma entrada imediata da Ucrânia ao Tratado seria aposta extremamente arriscada para a aliança.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acha que a fragilidade da Rússia diante da ameaça de golpe pelo grupo Wagner é evidente

Foto: www.president.gov.ua

Deixe um comentário

Leia também
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Joe Biden;  Estados Unidos
Os Estados Unidos reconhecem as Ilhas Cook e Niue como nações independentes
ESP
As imagens falsas de crianças nuas geradas por Inteligência Artificial que chocaram cidade da Espanha
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
Greve dos roteiristas
Sindicato negocia ‘acordo final’ pelo fim da greve dos roteiristas em Hollywood
M1
Homem com doença terminal cardíaca recebe transplante de coração de porco
Agentes armados em região separatista
Separatistas de Nagorno-Karabakh entregam armas ao Azerbaijão e negociam retirada de tropas
CHILE
Golpe no Chile: Resolução de congressistas dos EUA pede desculpas
CAÇA
Militares dos EUA localizam caça que 'se camuflou' após piloto ejetar
EXTERIOR
Irã e EUA trocam prisioneiros após liberação de fundos iranianos
NO FUNDO DO MAR
O homem que sobreviveu por 60 horas em um barco afundado no fundo do mar

Água Quente ganha nova creche parceira do GDF

Creche Rouxinol destaca-se como ponto de apoio fundamental para famílias da região administrativa A mais nova região administrativa do Distrito Federal, Água Quente celebrou a abertura de uma nova unidade escolar parceira. A Creche Rouxinol iniciou as atividades no dia 7 de outubro e vem proporcionando muito mais que educação,

Leia mais...

PEC da Segurança: Motta diz que comissão vota no início de dezembro

Relator, deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE), quer apresentar relatório na segunda quinzena de novembro O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse nesta quinta-feira (30/10) que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública será votada na comissão especial no início de dezembro. “Cobramos um cronograma e eles

Leia mais...

Congresso aprova MP do setor elétrico que prevê abertura do mercado

Com a medida, todos os consumidores poderão escolher livremente seus fornecedores até 2028, modelo semelhante ao da telefonia. Texto foi aprovado em votação simbólica e segue para sanção do presidente Lula O Congresso Nacional aprovou, nesta quinta-feira (30/10), a Medida Provisória (MP) que reformula as regras do setor elétrico brasileiro.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.