07/12/2025

Sonda chinesa pousa do lado oculto da Lua e regressa com amostras de solo

A China é o único país a conseguir um pouso suave no lado mais distante da Lua - (crédito: Divulgação/Administração Espacial Nacional da China (CNSA)

Sonda pousou em uma cratera conhecida como Bacia Apollo, localizada no lado oculto da Lua

Em 1973 a banda Pink Floyd lançava o álbum The Dark Side Of The Moon, mas apenas 51 anos depois as amostras de solo do lado escuro da Lua poderão ser conhecidos, após a sonda da Administração Espacial Nacional da China (CNSA) voltar à Terra.

A missão já fez história ao aterrissar com sucesso no lado oposto da Lua, onde foi possível visualizar as primeiras imagens do pouso. Conforme noticiário chinês, o módulo ascendente da sonda Chang’e-6 “decolou da superfície lunar”, e entrou com sucesso em uma órbita predefinida ao redor da Lua. Essa foi a primeira nave que conseguiu decolar com sucesso do lado “escuro” da Lua.

A missão do Chang’e-6 começou em 3 de maio deste ano. A sonda é equipada com dois possíveis métodos de coleta de amostras, sendo uma broca para materiais abaixo da superfície, e um braço robótico para os que estiverem acima.

Conforme Ge Ping, porta-voz da missão Chang’e-6, ao jornal Xinhua, a análise das amostras pode permitir “aprofundar a pesquisa sobre a formação e a história evolutiva da Lua”, e oferecer informações até mesmo sobre “a origem do sistema solar, estabelecendo uma base melhorada para missões de exploração posteriores”.

A China é o único país a conseguir um pouso suave no lado mais distante da Lua. A Ranger 4 da NASA foi a primeira espaçonave a pousar no lado oposto da Lua em 1962, mas foi um pouso forçado e não conseguiu enviar nenhum dado para a Terra.

Tribuna Livre, com informações da Administração Espacial Nacional da China (CNSA)

Deixe um comentário

Leia também
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
ia-1
Líderes valorizam ia generativa, mas falta estratégia para implementação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Séries em destaque: o top 10 do streaming na primeira semana de dezembro
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos
data-center-
Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas
Roblox_Biometria_Infantil-1-1200x675-1
Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026
china_ia_2
Modelos de ia chineses ganham espaço no vale do silício e desafiam gigantes
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário
a1-1024x456-1
Como usar o mai-image-1 para criar imagens no bing creator
fei-fei-li-2-1200x675-1
Conheça fei-fei li, a visionária da inteligência espacial

Homem é preso por porte de drogas e munições no Paranoá

Além de apreensão de substâncias ilícitas, foram encontrados oitos munições, um aparelho celular e duas balanças de precisão A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) prendeu um homem suspeito de tráfico de drogas e posse irregular de munições. A apreensão ocorreu na noite dessa quinta-feira (4/12), no SLMN Trecho 07,

Leia mais...

Tse conclui testes de segurança para urnas eletrônicas de 2026

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) finalizou, nesta sexta-feira, o Teste Público de Segurança (TPS) das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições presidenciais de 2026. A iniciativa, implementada desde 2009, busca aumentar a transparência do processo eleitoral, permitindo que especialistas externos analisem e testem a segurança dos equipamentos e sistemas.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.