08/12/2025

STJ forma lista quádrupla com desembargadores para 2 vagas de ministro

O Pleno da Corte escolheu para compor a lista Carlos Adamek (SP), José Afrânio Vilela (MG), Elton Leme e Teodoro Santos (CE)

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) formou lista quádrupla, nesta quarta-feira (23/8), com os nomes dos desembargadores para preencher duas vagas de ministro abertas na Corte. A sessão começou às 9h, com a presença dos 30 ministros em exercício.

Os escolhidos para compor a lista foram os desembargadores Carlos Adamek (SP), com 19 votos (primeiro escrutínio); José Afrânio Vilela (MG), com 26 votos e Elton Leme (RJ), com 20 votos (segundo escrutínio); e Teodoro Santos (CE), com 17 votos (terceiro escrutínio). Eles estavam entre os 56 desembargadores inscritos para as vagas destinadas a membros dos Tribunais de Justiça estaduais.

Essas duas vagas foram abertas em razão da aposentadoria do ministro Jorge Mussi e do falecimento do ministro Paulo de Tarso Sanseverino. Agora, os nomes serão encaminhados ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a quem cabe fazer a indicação.

Depois, os escolhidos passarão por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, antes de tomarem posse.

Veja perfil dos escolhidos:

•             Carlos Vieira von Adamek: nascido em São Paulo, Adamek se formou em direito pela Universidade de São Paulo (USP) e é pós-graduado em Direito Processual Civil pela Escola Paulista da Magistratura. Foi secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2018. É desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Foi magistrado instrutor e juiz auxiliar do gabinete do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF).

•             José Afrânio Vilela: desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais pela carreira de juiz do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais, com assento na 2ª Câmara Cível (direito público), além de ser Gestor e Representante do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes – NUGEP. Integra, ainda, a Comissão de Organização e Divisão Judiciárias e a 1ª Seção Cível do TJMG.

•             Elton Leme: desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral do RJ (TRE-RJ), de 2021 a 2023. Formou-se em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e exerceu a advocacia até 1988. Depois foi defensor público, até ingressar na magistratura estadual, em 1992. Foi juiz auxiliar da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na vida acadêmica, é professor da Escola de Administração Pública e de Empresas (Ebape), da Fundação Getulio Vargas (FGV), onde também é coordenador adjunto do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário (CIAPJ).

•             Teodoro Silva Santos: desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará. É bacharel em ciências jurídicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor), tem especialização em Direito Processual Penal pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Direito Constitucional pela Unifor, além de mestrado em Direito Constitucional pela mesma instituição.

Composição

Como prevê o artigo 104 da Constituição Federal, o STJ é composto por, no mínimo, 33 ministros, que são nomeados pelo presidente da República entre brasileiros com mais de 35 e menos de 70 anos, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado.

Ainda segundo a Constituição, as cadeiras do STJ são divididas da seguinte forma: um terço entre membros dos Tribunais Regionais Federais e um terço entre desembargadores dos Tribunais de Justiça, indicados em lista tríplice elaborada pelo próprio STJ; um terço, em partes iguais, entre advogados e membros do Ministério Público Federal, estadual, do Distrito Federal e dos Territórios, alternadamente, indicados na forma do artigo 94 da Constituição.

Três vagas

O Pleno ainda vota nesta quarta a lista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Há uma vaga aberta, destinada à advocacia, o escolhido ou escolhida entrará no lugar de Felix Fischer.

Depois, os escolhidos passarão por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, antes de tomarem posse.

Deixe um comentário

Leia também
f1280x720-149359_281034_5050
Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna
f1280x720-163218_294893_5050
Vara de execuções penais estima progressão de regime para ex-presidente
logoMPDFT
Ministério público denuncia responsáveis por incêndio fatal em clínica
logo2
Ministra assusete magalhães, aposentada do stj, recebe homenagem do tjdft
f1280x720-153034_284709_5050
Na pista! ministro do stf gilmar mendes se separa
logoMPDFT-14
Ministério público do df fiscaliza postos de combustíveis em ação nacional
f1280x720-163252_294927_5050
Governo avalia fim de pedágio alvo de críticas por altos valores
f1280x720-163434_295109_5050
Arcebispo põe fim à vigília pró-bolsonaro em igreja e enfrenta apoiadores
logoMPDFT-11
Mpdft fiscaliza postos de combustíveis em operação conjunta no distrito federal
f1280x720-163290_294965_5050
Expectativa é que mulheres sejam ouvidas, destaca anielle sobre marcha
f1280x720-160789_292464_5050
Após idas e vindas, stf fecha posição sobre revisão da vida toda
f1280x720-163092_294767_5050
Por que ronnie lessa será transferido de presídio federal de segurança máxima

Tse conclui testes de segurança para urnas eletrônicas de 2026

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) finalizou, nesta sexta-feira, o Teste Público de Segurança (TPS) das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições presidenciais de 2026. A iniciativa, implementada desde 2009, busca aumentar a transparência do processo eleitoral, permitindo que especialistas externos analisem e testem a segurança dos equipamentos e sistemas.

Leia mais...

Homem mata companheira em Caldas Novas

O crime foi motivado por discussão envolvendo drogas. Um homem de 53 anos foi preso em flagrante nesta quinta-feira (4), em Caldas Novas, suspeito de matar a companheira, de 48 anos, com golpes de barra de ferro durante a madrugada. Conforme a Polícia Militar, ele confessou o crime no momento

Leia mais...

GDF leva pavimentação com bloquetes a ruas da Estrutural

Trabalho envolve recuperação de vias antigas e obras em áreas que nunca receberam infraestrutura A Estrutural vive uma nova fase de urbanização com a chegada da pavimentação de ruas que ainda estão em solo exposto e com a recuperação de trechos desgastados pelo tempo. A ação inclui também a pintura

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.