20/11/2025

Tjdft reconhece iniciativas contra violência de gênero em escolas do df

. Viemos de uma sociedade basicamente patriarcal. Assim, o esforço pela igualdade de gênero te...

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) realizou, na quarta-feira (19/11), a 6ª edição do Congresso Maria da Penha Vai à Escola, no auditório do Conselho de Justiça Federal (CJF). O evento culminou com a premiação da Mostra Cultura de Paz – Pelo Fim da Violência Contra Meninas e Mulheres, que também chega à sua sexta edição.

O desembargador Angelo Passareli, 2º Vice-Presidente do TJDFT, abriu a cerimônia, enfatizando o objetivo do concurso de promover uma mudança cultural. Ele ressaltou a persistência de uma sociedade patriarcal e a necessidade de esforços contínuos para alcançar a igualdade de gênero, não apenas pelo Poder Judiciário, mas por diversos órgãos. “O que nós tentamos fazer com esse concurso é uma mudança de cultura”, afirmou Passareli.

O magistrado destacou a importância do programa “Maria da Penha Vai à Escola” para levar essa mudança cultural adiante, enfatizando que a iniciativa busca orientar e prevenir, para que, no futuro, não seja necessário um aparato tão extenso de contenção da violência.

O 1º Vice-Presidente, desembargador Roberval Belinati, representando o presidente do TJDFT, Waldir Leôncio Júnior, salientou a necessidade de uma atuação articulada, preventiva e educativa diante da realidade da violência contra meninas e mulheres. Ele ressaltou o poder da educação como instrumento de transformação de mentalidades e de rompimento dos ciclos de violência.

O procurador-geral de Justiça do DF, George Seigneur, reforçou a importância da iniciativa para mudar mentalidades, mencionando que a repressão, apesar de intensa, não tem diminuído os números de feminicídio. Segundo ele, é fundamental conscientizar a população para que não se tolerem condutas de violência doméstica e passar aos jovens a mensagem de que a violência não pode ser tolerada.

Vera Lúcia Bastos, subsecretária de Educação Inclusiva e Integral (Subin/DF), parabenizou os alunos participantes do Congresso, destacando-os como protagonistas da transformação social. Ela mencionou o acordo de cooperação firmado em 2016, que deu origem ao programa, e a caminhada firme na direção da transformação social, reconhecendo na educação um instrumento potente de proteção, prevenção e emancipação.

De acordo com a gestora, o programa cria condições concretas de transformação social ao aproximar o sistema de Justiça da educação pública e da comunidade escolar. Ela parabenizou os premiados, ressaltando que seus projetos demonstram que, quando a escola se mobiliza, a mudança começa a acontecer de fato na cabeça, no coração e no cotidiano dos jovens.

Foram premiados alunos, professores e práticas das regiões administrativas de Santa Maria, Riacho Fundo, Taguatinga e Guará. O Comitê Gestor do programa Maria da Penha vai à Escola fez uma menção de louvor à prática “O estudo das masculinidades”, conduzida pela professora Rita de Fátima Silvano, do CEF 2 do Guará.

A escola vencedora da categoria Prática Continuada foi o CED 310 de Santa Maria, com o projeto “Flores da Escola”, sob a responsabilidade de Margareth de Brit, Laísa Fernandes e Lukas Thiago Cardoso. A premiação foi de R$ 10 mil.

A juíza Gislaine Campos Carneiro, coordenadora da CMVD, parabenizou os trabalhos inscritos e premiados, destacando o compromisso, a sensibilidade e a dedicação à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Diversas autoridades estiveram presentes na premiação, incluindo juízas, promotoras de Justiça, representantes do Ministério das Mulheres, secretários de Segurança Pública e da Mulher, delegada da Polícia Civil, defensora pública e representantes de universidades e institutos federais.

Fonte: www.tjdft.jus.br

Leia também
image-400-b76939dcd101636cb685c06fa20af5ab
Dia da justiça celebrado com webinar sobre filosofia clássica no tjdft
image-400-2790deea6825088e5226623ea35e6ac1
Inscrições abertas para webinar sobre violência digital contra mulheres
image-400-dddd4905b83d17cfa7082d669a968161
Tjdft celebra pontes de miranda com exposição inédita
image-400-234eaa2f99dd986a2c56a467cf0e99c8
Estão abertas inscrições para o programa maria da penha vai à escola
image-400-1ea258510b3383a52f9feda8eeddddef
Tribunal do df recebe delegação de magistrados de moçambique
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
PREFEITO CASTRADOR
Solidariedade expulsa prefeito que sugeriu castrar mulheres no RJ
rio
Prefeito de cidade no RJ sugere castrar mulheres para controlar nascimentos
BRASIL
Ministério cria GT para frear violência contra indígenas no Amazonas
LULA
Lula anuncia que prefeituras vão receber, no mínimo, repasses de 2022
NUNES
Nunes Marques vota para condenar réu do 8 de janeiro a 2 anos e seis meses de prisão
RS
Sobe para 47 número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul

CREDENCIAMENTO VALPARACRISTO

Bem-vindo ao formulário de credenciamento do ValParaCristo – Marcha para Jesus, evento realizado em celebração ao Dia do Evangélico em Valparaíso de Goiás. A Prefeitura de Valparaíso de Goiás informa que já está disponível o formulário de credenciamento para o ValParaCristo – Marcha para Jesus, em comemoração ao Dia do

Leia mais...

Aviação busca em lixo solução para combustível sustentável

A crescente demanda por viagens aéreas, que pode quase dobrar até 2040, impõe desafios significativos para a redução das emissões de carbono, já que a aviação é responsável por 2,5% das emissões globais. A busca por alternativas ao querosene tradicional tornou-se uma prioridade urgente para o setor. O combustível de

Leia mais...

Exxon mobil mira exploração de petróleo na foz do amazonas

A Exxon Mobil demonstra forte interesse na exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas, aguardando o desenvolvimento da infraestrutura necessária pela Petrobras e a subsequente licitação de áreas. A informação foi divulgada por um alto executivo da SBM Offshore, empresa que atua como parceira de grandes companhias petrolíferas.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.