Incidente é consequência direta da destruição da represa de Nova Kakhovka, em território ucraniano ocupado pela Rússia; grande massa de água vem inundando diversas cidades às margens do rio Dnipro
Um zoológico, na região da Ucrânia ocupada pela Rússia, foi inundado nesta terça-feira (6), consequência direta da destruição da represa de Nova Kakhovka. O incidente resultou na morte de ao menos 200 animais. Segundo os representantes do local, por meio das redes sociais apenas patos e cisnes conseguiram se salvar.
A responsável pelo parque, Olena Navrotska, disse não saber se algum outro animal, além das aves, sobreviveu à torrente de água que invadiu o local. O zoológico abrigava macacos, guaxinins, burros, pôneis, porcos-espinhos e tartarugas, além de outras espécies.
Após a divulgação das mortes dos animais, começaram ser divulgadas no aplicativo de mensagens Telegram e nas redes sociais imagens do zoológico totalmente inundado, além de vídeos anteriores ao acidente que supostamente mostram os animais que viviam no local.
Com a destruição da represa uma grande massa de água vem inundando diversas localidades às margens do rio Dnipro. O zoológico está localizado na cidade de Nova Kakhovka, próxima à barragem e à usina hidrelétrica, e foi a primeira a ser atingida pela enchente. Imagens mostram o local sendo inundado. Em frente a importantes prédios públicos da cidade, era possível ver cisnes deslizando sobre a água, como se estivessem no rio.
As inundações também atingem animais, tanto selvagens quanto domésticos, na área sob controle da Ucrânia. Em Kherson, o microdistrito de Korabel registrou a água subindo dois metros e meio, próximo ao porto fluvial. Os distritos de Antonivskyi e Sadivskyi também estão inundados. A população local precisou levar vacas, cachorros, cabras e outros para regiões mais elevadas.
As operações de retirada de pessoas e animais segue em ritmo acelerado, especialmente porque especialistas estimam que a massa de água crescerá na quarta-feira, resultando em ainda mais destruição. Já passam de mil o número de pessoas retiradas de assentamentos ao longo do trecho sul do rio Dnipro. “Temos cerca de 50 ônibus circulando entre Kherson e as aldeias afetadas. Em Kherson, temos quatro locais de evacuação preparados”, informou Oleksandr Tolokonnikov, alto funcionário da administração militar ucraniana de Kherson. No lado controlado pela Rússia, centenas de pessoas também foram removidas.
Anteriormente, o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky afirmou que havia “cerca de 80 assentamentos na zona de inundação”. Ele postou a informação no Telegram após uma reunião de emergência do Conselho Nacional de Segurança e Defesa. Ele passou a traçar o cronograma dos eventos antes de enfatizar que todas as cidades e aldeias da região devem ser abastecidas com água.
Na região de Kherson, moradores tiveram dificuldades para resgatar os animaisValentyna Gurova/Suspilne Ukraine/JSC “UA:PBC”/Global
Images Ukraine via Getty Images)
CNN