24/07/2024

Ucrânia: inundação mata mais de 200 animais em zoológico, diz representante

Incidente é consequência direta da destruição da represa de Nova Kakhovka, em território ucraniano ocupado pela Rússia; grande massa de água vem inundando diversas cidades às margens do rio Dnipro 

Um zoológico, na região da Ucrânia ocupada pela Rússia, foi inundado nesta terça-feira (6), consequência direta da destruição da represa de Nova Kakhovka. O incidente resultou na morte de ao menos 200 animais. Segundo os representantes do local, por meio das redes sociais apenas patos e cisnes conseguiram se salvar.

A responsável pelo parque, Olena Navrotska, disse não saber se algum outro animal, além das aves, sobreviveu à torrente de água que invadiu o local. O zoológico abrigava macacos, guaxinins, burros, pôneis, porcos-espinhos e tartarugas, além de outras espécies.

Após a divulgação das mortes dos animais, começaram ser divulgadas no aplicativo de mensagens Telegram e nas redes sociais imagens do zoológico totalmente inundado, além de vídeos anteriores ao acidente que supostamente mostram os animais que viviam no local.

Com a destruição da represa uma grande massa de água vem inundando diversas localidades às margens do rio Dnipro. O zoológico está localizado na cidade de Nova Kakhovka, próxima à barragem e à usina hidrelétrica, e foi a primeira a ser atingida pela enchente. Imagens mostram o local sendo inundado. Em frente a importantes prédios públicos da cidade, era possível ver cisnes deslizando sobre a água, como se estivessem no rio.

As inundações também atingem animais, tanto selvagens quanto domésticos, na área sob controle da Ucrânia. Em Kherson, o microdistrito de Korabel registrou a água subindo dois metros e meio, próximo ao porto fluvial. Os distritos de Antonivskyi e Sadivskyi também estão inundados. A população local precisou levar vacas, cachorros, cabras e outros para regiões mais elevadas.

As operações de retirada de pessoas e animais segue em ritmo acelerado, especialmente porque especialistas estimam que a massa de água crescerá na quarta-feira, resultando em ainda mais destruição. Já passam de mil o número de pessoas retiradas de assentamentos ao longo do trecho sul do rio Dnipro. “Temos cerca de 50 ônibus circulando entre Kherson e as aldeias afetadas. Em Kherson, temos quatro locais de evacuação preparados”, informou Oleksandr Tolokonnikov, alto funcionário da administração militar ucraniana de Kherson. No lado controlado pela Rússia, centenas de pessoas também foram removidas.

Anteriormente, o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky afirmou que havia “cerca de 80 assentamentos na zona de inundação”. Ele postou a informação no Telegram após uma reunião de emergência do Conselho Nacional de Segurança e Defesa. Ele passou a traçar o cronograma dos eventos antes de enfatizar que todas as cidades e aldeias da região devem ser abastecidas com água.

Na região de Kherson, moradores tiveram dificuldades para resgatar os animaisValentyna Gurova/Suspilne Ukraine/JSC “UA:PBC”/Global

Images Ukraine via Getty Images)
CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Joe Biden;  Estados Unidos
Os Estados Unidos reconhecem as Ilhas Cook e Niue como nações independentes
ESP
As imagens falsas de crianças nuas geradas por Inteligência Artificial que chocaram cidade da Espanha
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
Greve dos roteiristas
Sindicato negocia ‘acordo final’ pelo fim da greve dos roteiristas em Hollywood
M1
Homem com doença terminal cardíaca recebe transplante de coração de porco
Agentes armados em região separatista
Separatistas de Nagorno-Karabakh entregam armas ao Azerbaijão e negociam retirada de tropas
CHILE
Golpe no Chile: Resolução de congressistas dos EUA pede desculpas
CAÇA
Militares dos EUA localizam caça que 'se camuflou' após piloto ejetar
EXTERIOR
Irã e EUA trocam prisioneiros após liberação de fundos iranianos
NO FUNDO DO MAR
O homem que sobreviveu por 60 horas em um barco afundado no fundo do mar

Abertas inscrições para oficina gratuita sobre chás medicinais

Projeto Reconexão Cerrado, do Instituto Brasília Ambiental, tem como objetivo capacitar agentes de unidades de conservação do DF, mas o público externo também pode participar O Instituto Brasília Ambiental, por meio do projeto Reconexão Cerrado, vai promover, neste segundo semestre, uma oficina gratuita sobre uso tradicional de plantas medicinais, viabilizada

Leia mais...

Novo oficializa candidatura de Marina Helena à Prefeitura de SP

O coronel da Polícia Militar, Reynaldo Priell Neto, ex-secretário-adjunto de Segurança Pública de São Paulo, será o vice na chapa Com a promessa de “passar um pente-fino em todos os contratos” da administração municipal, a economista Marina Helena oficializou neste domingo, 20, sua candidatura à Prefeitura de São Paulo pelo

Leia mais...

Governo prepara mudanças na segurança pública

Está em construção uma PEC para reestruturar corporações e dar mais poder ao Executivo Está sendo desenhada no governo federal uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende reformular de maneira relevante a estrutura e organização da segurança pública no país. Na prática, de acordo com fontes ouvidas pela

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.