21/06/2024

8/1: Defesa de acusado diz que julgamento é político; Moraes rebate

Segundo o ministro do STF, negacionismo faz parecer que os atos de 8 de janeiro foram “um dia no parque”. Defesa de Aécio Pereira pediu que Moraes se declare suspeito

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rebateu e ironizou nesta quarta-feira (13/9) a defesa do primeiro julgado pelos atos de 8 de janeiro, Aécio Lúcio Costa Pereira, que argumenta pela incompetência da Corte e suspeição do ministro para relatar os casos dos atos antidemocráticos.

Segundo a defesa de Aécio, o julgamento é político e não deveria ser realizado pela Suprema Corte. Moraes, por sua vez, declarou que os argumentos não procedem e que o negacionismo faz parecer que os atos de 8 de janeiro foram “um dia no parque”.

“Obviamente não prospera, depois dessa análise detalhada que fizemos em nove sessões virtuais, o argumento da defesa que o STF seria incompetente para julgar o caso. Às vezes, o terraplanismo e o negacionismo obscuro de algumas pessoas faz parecer que, no dia 8 de janeiro, tivemos um dia no parque. As pessoas vieram, pegaram ticket, pegaram uma fila, assim como fazem no Hopi Hari, ou na Disney, e agora vamos invadir o Planalto”, rebateu Moraes após a fala da defesa do acusado.

Aécio foi representado pelo advogado e desembargador aposentado Sebastião Coelho da Silva. Em sua fala, em muitos momentos exaltado, o advogado defendeu que o julgamento é político. Ele não explicitou os motivos para a suspeição de Moraes, mas pediu que o ministro se declarasse impedido antes de dar seu voto no julgamento.

Moraes, por sua vez, rebateu. “Se arguiu a suspeição da Corte toda. Então a Corte toda é suspeita, porque a Corte, ao defender a democracia, fica suspeita para julgar aqueles que atacam a democracia. Então, se ninguém defende, é possível, no próximo verão, uma nova excursão à Praça dos Três Poderes”, ironizou.

Advogado é investigado pelo CNJ por possível incentivo aos atos

Quando ocupava o cargo de desembargador, até o ano passado, Sebastião fez uma série de falas contra ministros do STF, sugerindo, inclusive, sua prisão. Ele também é suspeito de ter incitado os atos golpistas. Além de defender seu cliente, Sebastião usou a tribuna para se defender, dizendo que não tem nada a esconder e criticando a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que, ontem (12), abriu uma investigação contra o desembargador aposentado. Para Sebastião, o ato foi uma tentativa de intimidá-lo. A decisão foi do corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, que também determinou a quebra do sigilo bancário de Sebastião.

“Todos sabem que eu estou aposentado desde 16 de setembro do ano passado. Considero uma intimidação. Digo a vossa excelência, ministro Salomão,que vossa excelência tentou me intimidar, mas não conseguiu”, declarou o advogado.

O julgamento foi encerrado para o almoço por volta das 12h30, e será retomado às 14h de hoje.

– (crédito: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes durante o julgamento dos primeiros acusados de participar dos atos de 8 de janeiro 13/9

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Ministro Barroso afirma que a alternância de poder é uma parte essencial da vida.
Ministro Barroso afirma que a alternância de poder é uma parte essencial da vida.
Lula busca sintonia com Lira para tocar acordos
Lula busca sintonia com Lira para tocar acordos
Decisão do STF contra réus do 8/1 é criticada por dupla punição e deve ser alvo de recursos
Decisão do STF contra réus do 8/1 é criticada por dupla punição e deve ser alvo de recursos
TCU pede informações ao governo sobre ações de combate a fraudes em compras internacionais
TCU pede informações ao governo sobre ações de combate a fraudes em compras internacionais
MARCO TEMPORAL
Marco temporal: a histórica vitória dos indígenas no Supremo
DINO
Lula é alertado sobre uma consequência negativa de indicar Dino ao STF
LULA
Lira alerta que governo deve ter cuidados com "excessos" da PF
LULA
Presidente Lula participa de jantar com empresários em Nova York
CONGRESSO
Candidaturas de mulheres e negros sob ataque em propostas no Congresso
voo
Lula vai para Cuba e Estados Unidos, e passa Presidência a Alckmin
RODRIGO
Senado vai apresentar PEC para criminalizar porte de drogas
RUI
Governo vai adiantar R$ 10 bi para estados e municípios por ICMS

Por que Vietnã desafia os EUA para receber Putin

A viagem de Putin ao Vietnã está sendo interpretada como uma demonstração do apoio que a Rússia ainda possui na região. Os líderes do Vietnã e da Rússia disseram nesta quinta-feira (20/6) que querem reforçar os laços entre os países em uma reunião na capital vietnamita, Hanói. O presidente do

Leia mais...

Marcos do Val e Gilvan da Federal batem boca em aeroporto

Episódio ocorre logo depois que os políticos protagonizaram uma discussão na CCJ do Senado Federal O senador Marcos do Val (Podemos-ES) e o deputado Gilvan da Federal (PL-ES) discutiram, na manhã desta quinta-feira (20/6), no Aeroporto de Vitória Eurico de Aguiar Salles, no Espírito Santo. A relação entre os parlamentares

Leia mais...

Chrystian receberia transplante de rim da esposa no final do ano

Chrystian sofria de uma condição genética chamada rim policístico O cantor Chrystian, que faleceu aos 67 anos na última quarta-feira (19), estava se preparando para um transplante de rim no final deste ano, com sua esposa Key Vieira sendo a doadora. Chrystian sofria de uma condição genética chamada rim policístico,

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.