16/12/2025

Iraque condena Suécia por ter autorizado protesto onde Alcorão é queimado

Seguidores de líder religioso atacam representação do país escandinavo em Bagdá em protesto contra profanação do livro sagrado do Islã. Primeiro-ministro Mohamed Shia al-Sudani decide expulsar embaixadora do território iraquiano

A autorização concedida pela Suécia para a queima de uma cópia do Alcorão gerou uma crise diplomática entre o país escandinavo e o Iraque. Bagdá expulsou a embaixadora sueca, Jessica Svärdström, e chamou de volta seu representante em Estocolmo, após horas de forte tensão. Revoltados, cerca de 200 seguidores do influente líder religioso xiita Moqtada al-Sadr atearam fogo na sede da representação diplomática sueca, na madrugada de ontem, em protesto contra a profanação do livro sagrado do Islã.

Apesar da permissão ampla, Salwan Momika, um refugiado iraquiano de 37 anos que vive na Suécia, absteve-se, ontem, de queimar um exemplar do Alcorão, como havia feito em 28 de junho, em frente à maior mesquita de Estocolmo em 28 de junho. Desta vez, ele pisoteou numa publicação.

O governo iraquiano condenou o ataque à embaixada do país escandinavo, mas também emitiu um alerta a Estocolmo para que não permita o prosseguimento do protesto, ameaçando “romper” as relações bilaterais.

Autoridades suecas argumentam ter decidido autorizar a manifestação de Momika com base na legislação sobre os direitos de liberdade de reunião e expressão. “A Constituição estabelece que muitas razões são necessárias para negar a uma pessoa uma permissão para uma assembleia pública”, disse Ola Osterling, da polícia de Estocolmo.

Além da expulsão da embaixadora, o governo do primeiro-ministro iraquiano, Mohamed Shia al-Sudani, também decidiu suspender a licença de operação da gigante sueca das telecomunicações Ericsson, segundo um comunicado divulgado pela agência de notícias estatal INA.

Falha de segurança

Al-Sudani, porém, condenou — “nos termos mais fortes” — os acontecimentos ocorridos na embaixada sueca. “É uma falha de segurança grave que requer ação imediata”, admitiu o governo iraquiano em um comunicado, reafirmando o compromisso de garantir a proteção de todas as missões diplomáticas.

A embaixada já havia sido atacada em junho, quando Salwan Momika protagonizou a primeira manifestação. Entretanto, naquela ocasião, os seguidores de Moqtada al-Sadr saíram correndo quando a polícia iraquiana chegou ao local.

Sem saber a magnitude dos danos ao edifício incendiado, o Ministério de Relações Exteriores da Suécia informou que seus funcionários estavam “seguros”. O chanceler Tobias Billström convocou o encarregado de negócios iraquiano em Estocolmo para tratar do ataque. “O que ocorreu é totalmente inaceitável e o governo condena esses ataques da maneira mais forte possível”, enfatizou, em um comunicado. Billström lembrou que as autoridades iraquianas têm a obrigação de proteger as missões diplomáticas de acordo com a Convenção de Viena.

“É inaceitável que as forças de segurança iraquianas não tenham agido para impedir que os manifestantes invadissem o complexo da embaixada sueca pela segunda vez e o danificassem”, reagiu, por sua vez, o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Matthew Miller.

Prisões

Após o ataque à embaixada, houve confrontos entre os seguidores de Moqtada Sadr com a polícia, que usou canhões de água para dispersar o protesto. Os manifestantes atiraram pedras contra as forças de segurança. O tumulto terminou com 20 prisões. Segundo o governo, os detidos serão levados à Justiça.

O gesto de Momika, que participou das massivas manifestações contra a corrupção no Iraque em 2009, já havia causado uma onda de críticas internacionais e desconforto na comunidade muçulmana.

As redes sociais do refugiado mostram que ele teve uma carreira política errática em seu país de origem, incluindo vínculos com uma facção armada cristã durante a luta contra o Estado Islâmico (EI). Também revelam a participação dele na criação de um obscuro partido político sírio, bem como rivalidades com paramilitares cristãos influentes e uma breve prisão. 

Seguidores do clérigo xiita Moqtada al-Sadr atearam fogo na embaixada sueca e, depois, entraram em confronto com a polícia: 20 prisões

– (crédito: AFP)

Deixe um comentário

Leia também
Roblox_Biometria_Infantil-1-1200x675-1
Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário
regulacao_ia
Regulamentação da ia gera conflito entre governo federal e estados nos eua
Lanterna_Verde_IA-1200x675-1
James gunn refuta imagens vazadas de lanterna verde criadas por ia
IAGOOGLE-1200x675-1
Teste de anúncios com ia do google gera debate sobre o futuro da publicidade
IA-Soberana-1200x675-1
Brasil busca soberania em inteligência artificial através de parcerias
Tamanho-site-Tech-1-1200x675-1
Ios 26.1 ou 18.7.2: qual a melhor atualização para seu iphone?
musk-xAI
Xai recebe aporte de u$15 bilhões, mas elon musk contesta valor
2-23-1200x675-1
Softbank vende participação na nvidia e mira alto em inteligência artificial
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Joe Biden;  Estados Unidos
Os Estados Unidos reconhecem as Ilhas Cook e Niue como nações independentes
ESP
As imagens falsas de crianças nuas geradas por Inteligência Artificial que chocaram cidade da Espanha

Cadastro da DICOM (CLDF) é alvo de questionamentos após erros em registros de veículos Alternativos.

Caso envolvendo portal jornalístico evidencia falhas administrativas e reacende debate sobre profissionalismo na comunicação institucional Não é intenção deste texto denegrir pessoas ou instituições específicas, mas tampouco é possível silenciar diante das falhas recorrentes no trabalho desenvolvido pela Diretoria de Comunicação – DICOM, da Câmara Legislativa do Distrito Federal, no

Leia mais...

PL da Dosimetria entra em momento decisivo

Governistas trabalham para travar o avanço do texto no Senado e esperam contar com a pressão das manifestações populares para atrasá-lo. Já o bolsonarismo aposta as fichas no projeto de lei para não desidratar eleitoralmente O PL da Dosimetria chega à semana decisiva, pois começará a ser analisado na Comissão

Leia mais...

Zambelli renuncia ao mandato e Hugo Motta convoca suplente

Presidente da Câmara confirma saída da deputada após decisão do STF e chama Adilson Barroso (PL-SP) para assumir a vaga O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou neste domingo (14/12) que a deputada Carla Zambelli (PL-SP) renunciou ao mandato parlamentar. A comunicação foi feita após decisão do

Leia mais...

Comissão da Câmara vota PEC da Segurança Pública nesta terça

Relatório reformula proposta do governo, cria sistemas integrados e define novas fontes de financiamento A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a proposta de emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública deve votar o texto nesta terça-feira (16/12), em reunião marcada para as 9h. Caso seja aprovado no

Leia mais...

Corinthians e Vasco decidem a Copa do Brasil

O jogo de ida da final será nesta quarta-feira (17/12), na Neo Química Arena; a decisão acontece no Maracanã no próximo domingo (21/12) Corinthians e Vasco decidem o título da Copa do Brasil de 2025 em uma final marcada pelo equilíbrio e pela força das duas campanhas. O Timão garantiu

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.