07/09/2024

Cantora alega ter passado por uma revista em seu cabelo durante uma inspeção no aeroporto, destacando um episódio de discriminação racial.

"As coisas nunca são suaves para pessoas como eu", escreveu a cantora. - (crédito: Reprodução redes sociais)

Luciane Dom relatou ter sido selecionada para uma “revista aleatória” durante um procedimento no aeroporto, onde uma funcionária solicitou a revista de seu cabelo. A Infraero, no entanto, nega a ocorrência de inspeção nos cabelos.

A cantora Luciane Dom compartilhou nas redes sociais que sofreu racismo no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (14/12).

A artista disse que teve o cabelo revistado ao ser parada em uma “revista aleatória”. “As coisas nunca são suaves para pessoas como eu”, escreveu Luciane.

A Infraero, administradora do aeroporto, negou a denúncia e disse que imagens de segurança mostram que não houve inspeção nos cabelos da artista. “Eu já tinha passado a mala no scanner, e eu mesma já tinha passado no scanner corporal. A mulher me diz “tenho que olhar seu cabelo”. Eu olho pra ela aterrorizada com a violência desse ato.

Ela chama o superior”, escreve a artista. “Eu trabalho com arte, criando possibilidades e imaginários diferentes, fazendo pessoas sonharem… Me fazendo acreditar na mudança. Queria ao menos ter ânimo e cabeça pra continuar divulgando o som e falando o que eu tava falando durante a semana.. Queria estar leve! Mas não”, escreveu Luciane.

Em nota enviada à imprensa, a Infraero informou que a cantora foi selecionada aleatoriamente para uma inspeção manual. “Após averiguação interna, foi constatado por imagens de câmeras de segurança que não houve inspeção nos cabelos.

De acordo com a Instrução Suplementar IS 107.001-J, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as gravações feitas por essas câmeras de segurança só podem ser compartilhadas com a Polícia Federal, mediante solicitação de representantes do órgão”, diz trecho da nota. A reportagem entrou em contato com Luciane Dom e a questionou sobre o posicionamento da Infraero, mas ainda não obteve retorno. O espaço segue aberto para futuras manifestações. Confira a íntegra da nota:

A cantora Luciane Dom foi selecionada aleatoriamente para uma inspeção manual. Após averiguação interna, foi constatado por imagens de câmeras de segurança que não houve inspeção nos cabelos. De acordo com a Instrução Suplementar IS 107.001-J, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as gravações feitas por essas câmeras de segurança só podem ser compartilhadas com a Polícia Federal, mediante solicitação de representantes do órgão.

Um dos procedimentos previstos para garantir a segurança do passageiro e demais usuários, a realização de inspeção de segurança aleatória é prevista na Resolução ANAC nº 515, de 8 de maio de 2019.

Destaca-se que os pórticos detectores de metais do aeroporto têm a capacidade de gerar alarmes aleatórios, com acionamento de forma automática ou sob ação do passageiro, para fins de controle de execução da inspeção aleatória. Importante ressaltar que a inspeção de segurança aleatória é independente de origem, raça, sexo, idade, profissão, cargo, orientação sexual, orientação religiosa ou qualquer outra característica do passageiro.

A Infraero reitera que repudia quaisquer formas de discriminação, que comportamentos como injúria racial e racismo não são tolerados nos aeroportos sob sua administração e está à disposição das autoridades competentes para os esclarecimentos que façam necessários.

Tribuna Livre, conforme Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
BR 1
Anielle se manifesta após demissão de Almeida: "Contribuirei com as apurações"
Lula convoca Anielle e Silvio para reuniões ainda hoje após denúncia de assédio
Lula convoca Anielle e Silvio para reuniões ainda hoje após denúncia de assédio
Silvio Almeida, ministro de Lula, é acusado de assédio sexual
Silvio Almeida, ministro de Lula, é acusado de assédio sexual.
Tarcísio não comparece a jantar de Alexandre de Moraes
Tarcísio não comparece a jantar de Alexandre de Moraes
‘Extremos climáticos exigem mudanças rápidas e intensas", diz Bruno Dantas
‘Extremos climáticos exigem mudanças rápidas e intensas", diz Bruno Dantas
Marina Silva: "A Amazônia está perdendo umidade"
Marina Silva: "A Amazônia está perdendo umidade"
Novo protocola ação contra decisão de Moraes por bloqueio do X
Novo protocola ação contra decisão de Moraes por bloqueio do X
9)
Tebet fará apresentação do Orçamento ao Congresso nesta terça (3/9)
Ataque a tiros deixa quatro mortos e cinco feridos na zona norte do Rio
Ataque a tiros deixa quatro mortos e cinco feridos na zona norte do Rio
Energia fica mais cara a partir deste mês e vai pressionar a inflação
Energia fica mais cara a partir deste mês e vai pressionar a inflação
Marçal põe colete à prova de balas após suposto homem armado em ato
Marçal põe colete à prova de balas após suposto homem armado em ato
Mãe de adolescente morta pediu para filha se afastar de suspeito
Mãe de adolescente morta pediu para filha se afastar de suspeito

Planalto desiste de chamar MST para desfilar no 7 de setembro

Inicialmente, o MST iria fazer uma participação simbólica no desfile junto a outras organizações que trabalharam no resgate e amparo às vítimas das enchentes O governo federal desistiu da ideia de chamar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para o desfile de Sete de Setembro, em Brasília. O

Leia mais...

Marina Silva: “A Amazônia está perdendo umidade”

Mudança climática e incêndios estão minando a capacidade da floresta de absorver carbono, alertam Marina Silva e especialistas Às vésperas do Dia da Amazônia, comemorado nesta quinta-feira, a região registrou mais de 6,5 mil focos de queimada nas 48 horas anteriores. Segundo dados do Laboratório de Aplicação de Satélites Ambientais

Leia mais...

Prefeito da Cidade Ocidental é afastado do cargo após operação da PF

Operação Ypervoli teve o objetivo de desmantelar uma organização criminosa O prefeito do município de Cidade Ocidental, Fábio Corrêa (PP), foi afastado do cargo por decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, após operação da Polícia Federal, em operação conjunta com a Controladoria-Geral União, deflagrada na manhã desta quarta-feira

Leia mais...

GDF cria Secretaria Extraordinária de Proteção Animal

Órgão ficará responsável exclusivamente pelos direitos e bem-estar de cães e gatos do Distrito Federal O governador Ibaneis Rocha criou a Secretaria Extraordinária de Proteção Animal, órgão que ficará responsável exclusivamente pelos direitos e bem-estar de cães e gatos do Distrito Federal. O decreto que determina a institucionalização da pasta

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.