De acordo com a companhia, os e-combustíveis são uma
solução para as mudanças climáticas. As obras principais da usina começaram em
setembro de 2021
Agence France-Presse
(crédito: HIF GLOBAL / AFP)
Os primeiros litros de uma gasolina sintética obtida com
a combinação de hidrogênio verde com dióxido de carbono capturado da atmosfera
foram produzidos nesta terça-feira (20), no Chile, em uma usina única do tipo,
segundo as autoridades do país.
“Isto é um evento histórico. Aqui se produz
combustível neutro em carbono. […] Não existe outra usina no mundo que seja
capaz de fazer esta produção hoje”, disse o ministro da Economia do Chile,
Nicolás Grau.
Na cerimônia de inauguração da primeira usina de
“e-combustível” a base de hidrogênio, também participaram o ministro
de Energia do Chile, Diego Pardow, e executivos das empresas HIF Global,
Porsche, Enel Green Power e Siemens Energy.
Como parte da demonstração, que aconteceu na cidade de
Punta Arenas, no extremo sul do país, um automóvel Porsche 911 Carrera foi
abastecido com o combustível sintético.
“É uma usina que, a partir do vento, a partir da
água, a partir da captura de carbono, vai produzir combustível no final, um
combustível que é totalmente neutro em carbono. Estamos muito orgulhosos da
liderança do Chile nesta matéria”, acrescentou Grau.
“Estamos inaugurando o nascimento de uma indústria;
de um ecossistema que nos levará ao século 22”, afirmou, por sua vez,
César Norton, presidente da empresa proprietária da usina, HIF Global, que é de
origem chilena e desenvolveu o projeto.
De acordo com a companhia, os e-combustíveis são uma
solução para as mudanças climáticas. “Permitem substituir os combustíveis
fósseis sem necessidade de modificar os motores existentes e os sistemas de
armazenamento e distribuição atuais”, diz um comunicado da HIF.
Este “e-combustível” é o resultado de uma
mistura de hidrogênio verde e dióxido de carbono (CO2). O primeiro é obtido da
água por meio de um processo de eletrólise (que separa o hidrogênio do
oxigênio) e que, neste caso, utiliza eletricidade de origem eólica, graças aos
fortes ventos da Patagônia chilena. Já o CO2 é capturado do ambiente por meio
de um processo de filtragem.
A combinação de ambos, mediante um processo de síntese,
gera metanol, do qual se obtém a gasolina que pode ser usada em qualquer
veículo.
As obras principais da usina começaram em setembro de
2021 e é esperado que as operações comerciais de e-combustíveis comecem em
março de 2023.
A aposta da HIF é ter, no espaço de uma década, seis
usinas em todo o mundo, abastecer 5 milhões de carros e retirar 12 milhões de
toneladas de CO2 por ano da atmosfera.