08/12/2025

CPI das ONGs: O relatório final solicita o indiciamento do presidente do ICMBio.

CPI das ONGS (CPIONGS) realiza reunião de trabalho para apresentação do relatório final. Na mesa relator da CPIONGS, senador Marcio Bittar (União-AC); presidente da CPIONGS, senador Plínio Valério (PSDB-AM). - (crédito: Geraldo Magela/Agência Senado)

No documento, o senador Márcio Bittar propôs o indiciamento de Mauro Oliveira Pires por corrupção passiva e improbidade administrativa.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou a alocação de recursos públicos para Organizações Não Governamentais (ONGs) pelo Governo Federal aprovou, nesta terça-feira (5/12), o relatório final que propõe o indiciamento do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O documento sugere que Mauro Oliveira Pires seja responsabilizado por corrupção passiva e improbidade administrativa.

Conforme o relator, senador Márcio Bittar (União-AC), o presidente do ICMBio teria se afastado do cargo, com licença não remunerada, por um período de três anos, durante o qual atuou como sócio de uma empresa envolvida em licenciamento ambiental. Bittar destacou que este cenário implica em um servidor público, vinculado a um órgão participante de processos de licenciamento ambiental, prestando serviços para empresas privadas na mesma área. Após o término da licença, o presidente retornou ao cargo, continuando a emitir pareceres sobre pedidos de licenciamento ambiental nos quais possivelmente atuou.

O relator também apontou a prática comum de servidores públicos ou representantes do governo ocuparem cargos em diretorias de ONGs. No relatório, Bittar citou exemplos, como a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que é conselheira honorária do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). O senador considera isso como uma forma de “porta giratória”, em que funcionários e diretores de ONGs transitam entre os governos, influenciando efetivamente a agenda governamental.

O relator destacou a necessidade de encerrar essa prática, argumentando que as ONGs têm assumido funções essenciais do Estado, recebendo consideráveis somas de dinheiro nacional e estrangeiro, tanto público quanto privado, para atender a agendas próprias, muitas vezes desvinculadas do interesse público. Ele ressaltou que a participação de servidores públicos nessas entidades é uma forma “lícita” de corrupção.

Apesar disso, o presidente do ICMBio foi o único alvo de indiciamento no relatório final da CPI. A sugestão será encaminhada à Procuradoria Geral da República (PGR) para dar continuidade aos procedimentos de responsabilização do indiciado.

Tribuna Livre, com informações da Agência Senado.

Deixe um comentário

Leia também
Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes
Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes
Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura
Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura
CCJ da Câmara aprova projeto que limita decisões monocráticas do STF
CCJ da Câmara aprova projeto que limita decisões monocráticas do STF
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'

Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026

A plataforma de jogos Roblox, que registra 112 milhões de usuários diários, implementará a verificação facial obrigatória para acesso ao chat a partir de janeiro de 2026. A medida, inédita no setor, reacende o debate sobre segurança digital para crianças, privacidade e a responsabilidade das empresas. Embora a empresa se

Leia mais...

Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb

A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) realizou uma visita à Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) nesta terça-feira, dia 2 de dezembro, em Águas Claras. O objetivo principal foi acompanhar de perto a implementação e o aprimoramento do atendimento oferecido aos usuários da companhia através de

Leia mais...

Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou recurso contra a decisão que concedeu habeas corpus a Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, e outros acusados. A medida judicial busca reverter a soltura dos investigados, ocorrida após deliberação de uma desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). A decisão da

Leia mais...

Presos por incêndio da clínica no Paranoá são postos em liberdade

Acusados de homicídio da Comunidade Terapêutica Liberte-se foram soltos após atuação da defesa, que afirmou ao Correio que tentará desclassificar a denúncia por homicídio aos cinco envolvidos: “Atribuição está equivocada” Após os resultados da perícia realizada pela Polícia Civil (PCDF) sobre o incêndio na Comunidade Terapêutica Liberte-se, os indiciados foram

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.