28/02/2024

Equador: facção diz que matou candidato por “não cumprir acordo”

O Los Lobos também ameaçou outro candidato à presidência do país, o empresário Jan Topic, e sugeriu que ele também recebia valores da facção

Em um vídeo que circula nas redes sociais, um grupo de homens armados vestidos de preto diz ser responsável pelo assassinato do candidato à presidência do Equador Fernando Villavicencio, morto com três tiros na noite de quarta-feira (9/8).

Um dos homens lê uma mensagem escrita em um papel enquanto os outros permanecem em pé. Ele afirma que fazem parte da facção Los Lobos, uma das maiores organizações criminosas do país.

No vídeo, o homem sugere que Fernando era corrupto e que não cumpriu um suposto acordo feito com eles em troca de dinheiro para a campanha dele, por isso foi morto. “Queremos deixar claro a toda a nação equatoriana que cada vez que os políticos corruptos não cumpram com sua promessa, que estabelecemos quando recebem nosso dinheiro, que são milhões de dólares para financiar sua campanha, serão dispensados”, diz.

“Nós, a organização Los Lobos, assumimos a responsabilidade dos fatos ocorridos na tarde de hoje”, afirma o homem que está no centro do grupo de encapuzados. O Los Lobos também ameaçou outro candidato à presidência do país, o empresário Jan Topic.

“(Os fatos) vão voltar a acontecer quando os corruptos não cumprirem sua palavra. Tu Também, Jan Topic, cumpra sua palavra. Se não cumprir, Jan Topic, será o próximo”, finaliza o homem.

Equador decreta estado de exceção

O presidente do Equador, Guillermo Lasso, decretou, na madrugada desta quinta-feira (10/8), estado de exceção no país, em resposta ao assassinato do candidato à presidência Fernando Villavicencio. Com o status, as Forças Armadas estão incumbidas de garantir a segurança nacional e, também, as eleições, que foram mantidas pelo líder equatoriano.

Para Lasso, manter o pleito eleitoral é uma forma de fortalecer a democracia após um ataque direto contra um representante dela. “Diante da perda de um democrata e um lutador, as eleições não estão suspensas. Ao contrário. Estas serão realizadas, e a democracia precisa se fortalecer”, disse o presidente em coletiva de imprensa.

“Essa é a melhor razão para ir votar e defender a democracia”, acrescentou Lasso. O líder equatoriano também garantiu que não será amedrontado por forças que querem tomar o poder.

Grupo de homens encapuzados que diz fazer parte de uma das maiores organizações criminosas, a Los Lobos, afirma que mataram Fernando Villavicencio

– (crédito: Twitter L_ThinkTank/ Reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Joe Biden;  Estados Unidos
Os Estados Unidos reconhecem as Ilhas Cook e Niue como nações independentes
ESP
As imagens falsas de crianças nuas geradas por Inteligência Artificial que chocaram cidade da Espanha
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
Greve dos roteiristas
Sindicato negocia ‘acordo final’ pelo fim da greve dos roteiristas em Hollywood
M1
Homem com doença terminal cardíaca recebe transplante de coração de porco
Agentes armados em região separatista
Separatistas de Nagorno-Karabakh entregam armas ao Azerbaijão e negociam retirada de tropas
CHILE
Golpe no Chile: Resolução de congressistas dos EUA pede desculpas
CAÇA
Militares dos EUA localizam caça que 'se camuflou' após piloto ejetar
EXTERIOR
Irã e EUA trocam prisioneiros após liberação de fundos iranianos
NO FUNDO DO MAR
O homem que sobreviveu por 60 horas em um barco afundado no fundo do mar

Nomeados mais 83 agentes de Vigilância Ambiental

Convocação dos novos servidores aprovados foi publicada no DODF desta terça-feira (27) Na edição desta terça (27) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o GDF publicou 83 novas nomeações para o cargo de agente de Vigilância Ambiental em Saúde. A convocação é destinada a preencher os 150 cargos previstos

Leia mais...

Portaria reforça regras para uso correto do Cartão Mobilidade no DF

Orientações da Secretaria de Transportes e Mobilidade estão publicadas na edição desta terça-feira (27) do DODF O uso do Cartão Mobilidade pelos passageiros do Sistema de Transporte Público Coletivo está regulamentado pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) em portaria publicada na edição desta terça-feira (27) do Diário Oficial do

Leia mais...

Faço da prioridade da população a minha prioridade.

Bem articulado com todos os Poderes de Novo Gama, dentre eles o Executivo,  com DF e demais município do Entorno, Renato Caldas mostra a que veio. Renato Caldas é reconhecido como um dos vereadores mais atuantes de Novo Gama. Sua dedicação e comprometimento com a comunidade são admiráveis, sempre buscando

Leia mais...

Combate à dengue é tema de quatro cursos online para servidores

Formações são indicadas para profissionais da educação e da saúde. As aulas são gratuitas e online, podendo ser assistidas a qualquer momento pelos participantes A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) oferece quatro cursos relacionados ao combate à dengue para servidores da saúde e da educação. As capacitações são

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.