01/12/2025

Golpe: defesa de Bolsonaro recorre à OAB e quer intervenção no STF

Os advogados de Bolsonaro também questionam o prazo de 15 dias concedido para resposta à denúncia da PGR - (crédito: Reprodução/Youtube)

Advogados alegam que não tiveram total acesso às provas do processo. Documento também é assinado por outros 13 representantes de denunciados pela PGR

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por tentativa de golpe de Estado recorreram à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para protocolar uma representação contra o Supremo Tribunal Federal (STF) por “violações ao exercício da advocacia”. Os advogados argumentam que não foram disponibilizados “os elementos utilizados como supostas provas” dos envolvidos.

Eles pedem uma intervenção da OAB e alegam que todas as defesas dos 34 denunciados pela PGR estão sem acesso “à totalidade dos elementos obtidos na fase de investigação, franqueando-nos só e somente aqueles que previamente a Polícia Federal e a PGR selecionaram”. 

Os advogados também questionam o prazo de 15 dias concedido para resposta à denúncia da PGR. O grupo que assina a representação afirma que “novamente requereram acesso à íntegra do conjunto probatório” e que “as circunstâncias deveriam permitir o prazo em dobro para a apresentação da defesa prévia dos denunciados”.

O documento é assinado por Celso Vilardi, que coordena a defesa do ex-presidente, José Luis Oliveira Lima e outros 13 advogados.

“Pleiteia-se aqui a intervenção desse Conselho Federal para que se obtenha aquilo que é minimamente razoável: tão somente o cumprimento de prerrogativas que ensejam, por consequência, a garantia de princípios constitucionais essenciais como a ampla defesa, contraditório, paridade de armas e devido processo legal”, afirmam. 

A PGR denunciou, no mês passado, o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas, divididas em cinco núcleos, por estimular e realizar atos contra os Três Poderes e contra o Estado Democrático de Direito. Segundo o órgão, o ex-chefe do Planalto tinha ciência e participação ativa em uma trama golpista para se manter no poder e impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Os acusados foram denunciados por organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, com considerável prejuízo para a vítima; e deterioração de patrimônio tombado.

Tribuna Livre, com informações da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Leia também
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas

Jovem morto por leoa sonhava em ser domador na áfrica

Um jovem de 19 anos, identificado como Gerson de Melo Machado, perdeu a vida em um trágico incidente. Gerson, que sofria de esquizofrenia, nutria o sonho de se tornar domador de leões no continente africano. A história de Gerson é marcada por um ciclo de abandono, violações e a ausência

Leia mais...

Como usar o mai-image-1 para criar imagens no bing creator

A Microsoft inovou ao lançar o MAI-Image-1, seu primeiro gerador de imagens desenvolvido internamente. A ferramenta representa um avanço estratégico da empresa na construção de inteligências artificiais (IAs) próprias. O modelo transforma descrições textuais em imagens de alta qualidade, caracterizadas por realismo, iluminação apurada e diversidade visual. O MAI-Image-1, acessível

Leia mais...

Brasil conquista novos mercados e impulsiona exportações desde 2023

O Brasil tem expandido sua presença no comércio internacional, alcançando a expressiva marca de 496 novos mercados abertos para seus produtos desde o início de 2023. Essa expansão é resultado de uma série de acordos econômicos estratégicos que visam diversificar os destinos das exportações brasileiras e impulsionar o crescimento econômico

Leia mais...

Conheça fei-fei li, a visionária da inteligência espacial

Enquanto a inteligência artificial generativa domina telas com ferramentas como ChatGPT, Claude e Copilot, transformando a maneira como escrevemos, resumimos e nos comunicamos, uma cientista renomada acredita que a verdadeira revolução da IA está prestes a acontecer no mundo físico. Fei-Fei Li, professora de Stanford e figura influente no campo,

Leia mais...

Trump confirma telefonema com maduro em meio a tensões

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou no domingo (30) que manteve uma conversa telefônica com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. A ligação ocorre em um período de crescente tensão entre os dois países. Maduro acusou Trump de utilizar o combate ao narcotráfico como uma justificativa para uma

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.