08/12/2025

Lira: ‘Congresso é conservador e liberal’

Parlamentar reafirmou a necessidade de o governo melhorar a articulação política

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta segunda-feira, 5, que o Congresso Nacional é conservador e liberal. A fala do parlamentar ocorreu em entrevista à CNN Brasil.
Lira se encontrou hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para discutir questões relacionadas à articulação política do governo.

“O Congresso não é um Congresso que foi eleito progressista de esquerda”, observou Lira. “É um Congresso reformador, liberal, conservador, que tem posicionamentos próprios.”
O presidente da Câmara destacou que a dinâmica política não é a mesma de antes. Agora, os parlamentares sofrem pressão dos eleitores também nas redes sociais. Ele ressaltou a importância de o governo se mobilizar e estar mais atento à articulação política.
Mesmo com as críticas, Lira elogiou a tentativa de Lula de aprovar projetos de interesse do governo. De acordo com o parlamentar alagoano, o governo tem acumulado vitórias em pautas com as quais a Câmara se comprometeu. Essas vitórias se devem a partidos como PSDB, Cidadania, União Brasil, Progressistas e Republicanos, mesmo considerando as dificuldades dessas legendas.
Lira e a reforma tributária
O presidente da Câmara ainda acrescentou que o foco agora será a reforma tributária. “Pedi o envolvimento do governo, e o presidente tem interesse nessa matéria”, informou o parlamentar. “Combinamos que a reforma tributária tem de ir ao plenário da Câmara ainda nesse semestre, antes do recesso parlamentar.”

Nesta segunda-feira, 5, Lira participou de uma reunião com Lula

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Deixe um comentário

Leia também
logoMPDFT-2
Planejamento do carnaval de 2026 no df tem acompanhamento especial
f1280x720-163218_294893_5050
Vara de execuções penais estima progressão de regime para ex-presidente
logoMPDFT-14
Ministério público do df fiscaliza postos de combustíveis em ação nacional
f1280x720-163434_295109_5050
Arcebispo põe fim à vigília pró-bolsonaro em igreja e enfrenta apoiadores
f1280x720-162787_294462_5050
Lurian lula da silva internada no rio após queixas de dores torácicas
f1280x720-162634_294309_5050
Ex-presidente do inss é preso sob acusação de receber propina milionária
logoMPDFT
Encontro reúne prourb e movimentos sociais para fiscalização de políticas no df
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
VACINA
Dengue: Butantan desenvolve vacina em dose única
MARCO TEMPORAL
Com 5 a 2 contra o Marco Temporal, STF retoma análise do tema na 5ª
MORAES
Moraes manda soltar 4 presos por suspeita de fraude em cartões
BAHIA
Sobe para 9 número de suspeitos mortos em operação policial na Bahia

Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026

A plataforma de jogos Roblox, que registra 112 milhões de usuários diários, implementará a verificação facial obrigatória para acesso ao chat a partir de janeiro de 2026. A medida, inédita no setor, reacende o debate sobre segurança digital para crianças, privacidade e a responsabilidade das empresas. Embora a empresa se

Leia mais...

Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb

A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) realizou uma visita à Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) nesta terça-feira, dia 2 de dezembro, em Águas Claras. O objetivo principal foi acompanhar de perto a implementação e o aprimoramento do atendimento oferecido aos usuários da companhia através de

Leia mais...

Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou recurso contra a decisão que concedeu habeas corpus a Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, e outros acusados. A medida judicial busca reverter a soltura dos investigados, ocorrida após deliberação de uma desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). A decisão da

Leia mais...

Presos por incêndio da clínica no Paranoá são postos em liberdade

Acusados de homicídio da Comunidade Terapêutica Liberte-se foram soltos após atuação da defesa, que afirmou ao Correio que tentará desclassificar a denúncia por homicídio aos cinco envolvidos: “Atribuição está equivocada” Após os resultados da perícia realizada pela Polícia Civil (PCDF) sobre o incêndio na Comunidade Terapêutica Liberte-se, os indiciados foram

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.