28/02/2024

Lula retorna a Minas Gerais para participar de campanha em Belo Horizonte.

Aguardado na comitiva presidencial, Rodrigo Pacheco tenta costurar acordo em torno de seu nome na eleição em capital mineira - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O político do Partido dos Trabalhadores (PT) está confirmado em Belo Horizonte em uma agenda oficial na próxima semana, mas o itinerário pode ser expandido para incluir outras cidades estratégicas, como Juiz de Fora.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retorna pela primeira vez a Minas Gerais desde sua vitória eleitoral em 2022. A viagem será nesta quarta-feira, com a presença confirmada em Belo Horizonte, conforme consta na agenda oficial do Palácio do Planalto. Há a possibilidade de que esse itinerário seja expandido para incluir outras cidades estrategicamente relevantes para o cenário eleitoral.

No segundo turno, a disputa em Minas foi intensamente acirrada, e o petista virou o jogo no final. Foi o único estado do Sudeste onde ele superou o adversário. Lula venceu Jair Bolsonaro por uma margem apertada, obtendo 50,20% dos votos, contra 49,80% do ex-presidente. A diferença foi menor que o resultado final no país (50,90% a 49,10%).

Desde o final do ano passado, o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sempre que questionado sobre a possível visita de Lula a seu estado, menciona que o presidente está ansioso para visitar o Vale do Jequitinhonha, região considerada uma das mais vulneráveis do estado. No entanto, não parece que essa será a rota do presidente, que pode visitar Juiz de Fora e Contagem, cidades administradas pelas petistas Margarida Salomão e Marília Campos, respectivamente.

A presença de Rodrigo Pacheco na comitiva ainda não foi confirmada, já que quarta-feira é dia de sessão no Congresso. No entanto, é improvável que o senador não esteja presente no estado, dada a sua proximidade com Lula desde meados do ano passado. Pacheco é apontado como um possível candidato do presidente ao governo de Minas em 2026, já que o PT não possui um nome forte para concorrer à sucessão de Romeu Zema, do Novo, que já foi reeleito.

Lula e Pacheco têm se reunido frequentemente desde o final de 2023, quando o senador assumiu o papel de interlocutor na crise financeira do estado com a União.

Pré-candidato a prefeito de Belo Horizonte, o deputado federal Rogério Correia, do PT, mencionou nas redes sociais a presença de Lula na cidade, informando que o presidente anunciará investimentos no estado, além de repasses para obras de infraestrutura e programas sociais. Lula também deve anunciar recursos para a duplicação de trechos da BR-381, conhecida como “rodovia da morte”, devido ao número acima da média de óbitos decorrentes de acidentes na estrada.

A agenda detalhada não foi divulgada pelo governo, mas ministros e parlamentares do estado devem compor a comitiva. O atual prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, do PSD, é candidato à reeleição, enquanto Pacheco busca costurar um acordo em torno de seu nome, apesar da vontade do PT mineiro de ter um candidato próprio.

O presidente Lula anunciou que privilegiará viagens internas em seu segundo ano de mandato, planejando anunciar obras e intensificar esse cronograma à medida que as eleições se aproximam. Ele encara a disputa eleitoral de outubro como um “terceiro turno” contra Jair Bolsonaro, alinhando-se à visão do atual presidente. Ao contrário de anos anteriores, Lula entende que o PT não precisa necessariamente ter candidatos próprios em todos os grandes centros do país, optando por apoiar nomes ligados à frente de partidos que o elegeram.

Tribuna Livre, com informações da Secom/PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Silas Malafaia ataca Moraes e Barroso e diz que Bolsonaro é perseguido
Silas Malafaia ataca Moraes e Barroso e diz que Bolsonaro é perseguido
"Fere sentimentos", diz Jacques Wagner sobre comparação de Lula com Holocausto
"Fere sentimentos", diz Jacques Wagner sobre comparação de Lula com Holocausto
Pedido de impeachment de Lula: 92 deputados que assinaram o documento
Pedido de impeachment de Lula: 92 deputados que assinaram o documento
Holocausto: bolsonaristas apresentarão pedido de impeachment de Lula
Holocausto: bolsonaristas apresentarão pedido de impeachment de Lula
PT perde poder na Câmara
PT perde poder na Câmara
PL de Mourão para anistiar envolvidos no 8 de janeiro é aprovado por 51%
PL de Mourão para anistiar envolvidos no 8 de janeiro é aprovado por 51%
Ministro israelense declara que Lula é persona non grata em Israel
Ministro israelense declara que Lula é persona non grata em Israel.
Clube Militar fala sobre apreensão com exposição de generais em ação da PF
Clube Militar fala sobre apreensão com exposição de generais em ação da PF
LIRA NO CARNAVAL
Lira utilizou aeronaves da Força Aérea Brasileira para se deslocar a Salvador e Rio de Janeiro durante o período de carnaval.
Bolsonaro cancela agenda na Paraíba de olho em ato na Paulista
Bolsonaro cancela agenda na Paraíba de olho em ato na Paulista
Michel Temer se posiciona contrariamente à prisão de Bolsonaro, com base nas revelações feitas até o momento pela Polícia Federal
Michel Temer se posiciona contrariamente à prisão de Bolsonaro, com base nas revelações feitas até o momento pela Polícia Federal.
Mourão rejeita alegações de ter 'instigado golpe' em seu discurso no plenário do Senado
Mourão rejeita alegações de ter 'instigado golpe' em seu discurso no plenário do Senado.

Nomeados mais 83 agentes de Vigilância Ambiental

Convocação dos novos servidores aprovados foi publicada no DODF desta terça-feira (27) Na edição desta terça (27) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o GDF publicou 83 novas nomeações para o cargo de agente de Vigilância Ambiental em Saúde. A convocação é destinada a preencher os 150 cargos previstos

Leia mais...

Portaria reforça regras para uso correto do Cartão Mobilidade no DF

Orientações da Secretaria de Transportes e Mobilidade estão publicadas na edição desta terça-feira (27) do DODF O uso do Cartão Mobilidade pelos passageiros do Sistema de Transporte Público Coletivo está regulamentado pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) em portaria publicada na edição desta terça-feira (27) do Diário Oficial do

Leia mais...

Faço da prioridade da população a minha prioridade.

Bem articulado com todos os Poderes de Novo Gama, dentre eles o Executivo,  com DF e demais município do Entorno, Renato Caldas mostra a que veio. Renato Caldas é reconhecido como um dos vereadores mais atuantes de Novo Gama. Sua dedicação e comprometimento com a comunidade são admiráveis, sempre buscando

Leia mais...

Combate à dengue é tema de quatro cursos online para servidores

Formações são indicadas para profissionais da educação e da saúde. As aulas são gratuitas e online, podendo ser assistidas a qualquer momento pelos participantes A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) oferece quatro cursos relacionados ao combate à dengue para servidores da saúde e da educação. As capacitações são

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.