26/12/2025

Lula: Venezuela é uma “democracia” e é alvo de “narrativa política”

Presidente brasileiro sai em defesa de Nicolás Maduro na véspera da reunião de cúpula que ocorrerá em Brasília. Maduro afirma que o país tem sofrido mais de 900 sanções, mas cresceu 15% em 2022

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse que “a Venezuela está de volta”, em referência ao seu discurso da vitória, apontando que o vizinho sul-americano retorna aos fóruns internacionais no subcontinente. “Isso é importante nessa vinda, é o começo da volta do Maduro, o meu já foi há cinco meses atrás, e vai ser a volta da integração da América do Sul no encontro de amanhã” disse Lula em pronunciamento em conjunto com o colega venezuelano Nicolás Maduro, no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (29/05).

“Essa volta da relação do Brasil com a Venezuela é plena, nós sabemos da dívida da Venezuela e sabemos que tudo isso faz parte e vai fazer parte de um acordo que nós faremos”, disse o presidente sobre a retomada das relações diplomáticas entre os dois países e apontando que a questão da dívida do vizinho com o Brasil deve ser solucionada.

Lula disse que a Venezuela é uma “democracia” e que entende que as versões diferentes são uma “narrativa política” dos inimigos do país vizinho. “Eu briguei muito com companheiros social-democratas europeus que defendem a democracia e que não entendiam que a Venezuela é uma democracia”, disse Lula ao lado do colega venezuelano.

Para Maduro, seu país está vivendo uma guerra econômica com mais de 900 sanções impostas, mas ressaltou que apesar disso a Venezuela cresceu 15% em 2022 e tem uma expectativa de crescimento de 5% em 2023. Maduro reforçou que as acusações de falta de democracia fazem parte de uma campanha contra seu regime. “A Venezuela tem sido vítima de uma campanha feroz pelos meios tradicionais e pelas redes sociais, tentaram me assassinar em 2018, e em 2019 implementaram uma autoridade paralela em meu país” disse Maduro em relação ao governo paralelo de Juan Guaidó.

Maduro chegou ao Brasil na noite deste domingo (28/05), para participar dos encontros com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e da cúpula de chefes de estado da América do Sul desta terça-feira (30/05), uma tentativa de Lula de reativar a Unasul (União de Nações Sul-americanas).

O venezuelano foi o primeiro a chegar ao país para realizar esse encontro com Lula, na manhã desta segunda-feira (29/05). Após o encontro, Lula e Maduro seguiram para o Palácio do Itamaraty para participar de um almoço oferecido em homenagem ao chefe de Estado venezuelano.

Retorno

Com a recepção para um chefe de Estado, Maduro retorna pela primeira vez ao Brasil desde 2015, quando esteve presente à cerimônia de posse do segundo mandato da ex-presidente Dilma Rousseff. Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), forte crítico do regime de Maduro, o Brasil rompeu as relações diplomáticas com o governo do país vizinho e reconheceu oficialmente o governo do opositor, o autodeclarado presidente da Venezuela, Juan Guaidó.

Desde então a presença do Maduro e de outras autoridades do país vizinho não era permitida desde agosto de 2019, quando uma portaria editada por Bolsonaro proibia o ingresso do venezuelano em território brasileiro.

Retiro da Unasul

O encontro desta terça-feira entre os 12 chefes de Estado deve acontecer de forma mais reservada, com delegações reduzidas — estarão na sala apenas os presidentes, seus chanceleres e alguns assessores —, a ideia do encontro proposto por Lula é que os países possam discutir com franqueza os problemas comuns

Para o Itamaraty, os principais objetivos do encontro são “retomar o diálogo” para buscar uma “visão comum” e estabelecer uma agenda de cooperação em questões como saúde, infraestrutura, energia, meio ambiente e combate ao crime organizado, além de buscar um caminho para um novo mecanismo de integração sul-americana.

O encontro também marca a estratégia de Lula de resgatar a entidade multilateral sul-americana, que segundo o Itamaraty, será sem viés ideológico. “Nós temos a consciência de que há diferenças de visão entre os vários países, diferenças ideológicas, e, por isso mesmo, consideramos um começo: que os países se sentem à mesa e dialoguem, busquem pontos em comum para retomar esse movimento tão importante”, disse a secretária de América Latina e Caribe do Itamaraty, embaixadora Gisela Padovan.

Para Maduro, seu país está vivendo uma guerra econômica com mais de 900 sanções impostas, mas ressaltou que apesar disso a Venezuela cresceu 15% em 2022 e tem uma expectativa de crescimento de 5% em 2023.

(crédito: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

Deixe um comentário

Leia também
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário
regulacao_ia
Regulamentação da ia gera conflito entre governo federal e estados nos eua
Lanterna_Verde_IA-1200x675-1
James gunn refuta imagens vazadas de lanterna verde criadas por ia
IAGOOGLE-1200x675-1
Teste de anúncios com ia do google gera debate sobre o futuro da publicidade
IA-Soberana-1200x675-1
Brasil busca soberania em inteligência artificial através de parcerias
musk-xAI
Xai recebe aporte de u$15 bilhões, mas elon musk contesta valor
2-23-1200x675-1
Softbank vende participação na nvidia e mira alto em inteligência artificial
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Joe Biden;  Estados Unidos
Os Estados Unidos reconhecem as Ilhas Cook e Niue como nações independentes
ESP
As imagens falsas de crianças nuas geradas por Inteligência Artificial que chocaram cidade da Espanha
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA

Equatorial Goiás: o que abre e fecha no feriado de Natal 

Clientes podem contar com os canais de atendimento digitais que estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana  Devido ao feriado de Natal, as agências e postos de atendimento presenciais da Equatorial Goiás estarão fechados em todo o estado na próxima quarta-feira (24), a partir das 12h,

Leia mais...

Entenda como a Receita Federal cruza dados do Pix

Não é mágica, é inteligência artificial: entenda como os sistemas do Fisco analisam bilhões de transações para encontrar sonegação e erros na declaração A fiscalização do Imposto de Renda pela Receita Federal ganhou um poderoso aliado: o Pix. Por trás da agilidade do sistema de pagamentos instantâneo, existe uma complexa

Leia mais...

Suspeito de invadir casa com comparsa é atropelado na fuga

Dupla estava furtando residência quando foram flagrados pela Polícia Militar. Um dos homens também foi baleado Dois suspeitos foram flagrados, por volta das 13h14 deste domingo (21/12), furtando uma residência na QSC 26, próximo ao lar dos velhinhos da região. Ao perceberem que foram pegos, iniciaram a fuga.  https://www.dailymotion.com/embed/video/x9w61b8?autoplay=1 Durante

Leia mais...

Brasilienses lotam feiras no último domingo antes do Natal

Expectativa dos feirantes é que a forte movimentação registrada neste domingo se mantenha até a véspera do Natal (24/12). A três dias do Natal, este domingo (21/12) foi marcado por intensa correria nas feiras populares do Distrito Federal. Desde cedo, consumidores lotaram a Feira dos Goianos, em Taguatinga, e a

Leia mais...

Cruzeiro tenta a contratação de Gerson, ex-Flamengo

Meio-campista trabalhou com o técnico Tite no clube rubro-negro e na seleção brasileira De volta ao futebol brasileiro após mais de um ano, o técnico Tite quer voltar a trabalhar com um velho conhecido: o volante Gerson, que fez parte do seu plantel no Flamengo, em 2023. Para isso, o

Leia mais...

Palmeiras encaminha venda de argentino ao River Plate

Jogador chegou ao Verdão em 2024 O Palmeiras já se movimenta para mudar o elenco na próxima temporada. O Verdão encaminhou a venda do volante agentino Aníbal Moreno ao River Plate, da Argentina. Segundo informações do “ge”, o River tentou um empréstimo, mas o Verdão só aceitava vender o jogador.

Leia mais...

Jogadores de clube paulista anunciam greve por atraso de salário

Com problemas financeiros, Ponte Preta enfrenta dificuldades financeiras, e atletas realizam paralisação até que valores sejam acertados Jogadores de clube paulista anunciam greve por atraso de salário A Ponte Preta vem se preparando para a temporada de 2026, mas passa por um momento delicado. Com problemas financeiros desde o meio

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.