24/06/2025

Mesmo livre da gripe aviária, Goiás prepara decreto de emergência zoossanitária

Mesmo livre da gripe aviária, Goiás prepara decreto de emergência zoossanitária (Foto: Agrodefesa)

Governo estadual destaca ações de vigilância ativa, monitoramento de aves silvestres e domésticas, orientação a produtores e fortalecimento das medidas de biosseguridade

Após o ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmar, na quinta-feira (15), a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), a gripe aviária, em matrizeiro de aves comerciais em Montenegro (RS), o governo de Goiás emitiu posição para reforçar o status livre da doença e ações de prevenções. Segundo o Estado, apesar de não ter “nenhum caso de gripe aviária em seu território, seja em granjas comerciais ou criações de subsistência, (…) tem atuado de forma estratégica e preventiva para manter o Estado livre da Influenza Aviária”, além de preparar um decreto de emergência.

O governo estadual destaca ações de vigilância ativa, monitoramento de aves silvestres e domésticas, orientação a produtores e fortalecimento das medidas de biosseguridade. Além disso, prepara um novo decreto de emergência zoossanitária, alinhado à decisão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que prorrogou por 180 dias a vigência da emergência nacional.

O intuito do texto é fomentar a participação integrada do setor público e privado para reforçar medidas de prevenção e, se necessário, de reação. “A decisão de reeditar o decreto estadual, que já esteve em vigor até janeiro de 2024, reforça o compromisso de Goiás com a proteção da saúde animal, humana e com a estabilidade econômica do setor avícola. Mesmo fora da vigência do decreto anterior, o Estado manteve ações contínuas de vigilância e prevenção, que agora serão intensificadas com a formalização do novo ato normativo”, afirma o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos.

Segundo ele, Goiás está em estado de alerta desde 2023, com equipes mobilizadas e medidas preventivas em curso, o que permite agir com agilidade e segurança. O Estado, vale citar, é o quarto maior produtor de aves do Brasil, com destaque para os polos de Itaberaí e Rio Verde.

Importações

Após a confirmação da gripe aviária, a China e a União Europeia suspenderam a compra de proteína de frango brasileira (carne e ovos). À Globonews, o ministro Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) disse que os chineses não estarão “comprando carne de frango brasileira pelos próximos 60 dias”. A medida é prevista em cláusula contratual, em qualquer situação como essa.

Nota do Ministério da Agricultura

“O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou nesta quinta-feira (15) a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em matrizeiro de aves comerciais. A detecção ocorreu no estado do Rio Grande do Sul, no município de Montenegro.

Esse é o primeiro foco de IAAP detectado em sistema de avicultura comercial no Brasil. Desde 2006, ocorre a circulação do vírus, principalmente na Ásia, África e no norte da Europa.

O Mapa alerta que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos. A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo. O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas).

As medidas de contenção e erradicação do foco previstas no plano nacional de contingência já foram iniciadas e visam não somente debelar a doença, mas também manter a capacidade produtiva do setor, garantindo o abastecimento e, assim, a segurança alimentar da população.

O Mapa também está realizando a comunicação oficial aos entes das cadeias produtivas envolvidas, à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), aos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, bem como aos parceiros comerciais do Brasil.

O Serviço Veterinário brasileiro vem sendo treinado e equipado para o enfrentamento dessa doença desde a primeira década dos anos 2000.

Ao longo desses anos, para prevenir a entrada dessa doença no sistema de avicultura comercial brasileiro, várias ações vêm sendo adotadas, como o monitoramento de aves silvestres, a vigilância epidemiológica na avicultura comercial e de subsistência, o treinamento constante de técnicos dos serviços veterinários oficiais e privados, ações de educação sanitária e a implementação de atividades de vigilância nos pontos de entrada de animais e seus produtos no Brasil.

Tais medidas foram cruciais e se mostraram efetivas e eficientes para postergar a entrada da enfermidade na avicultura comercial brasileira ao longo desses quase 20 anos.”

Sobre o decreto

O que é decreto de emergência zoossanitária?

“A declaração de estado de emergência zoossanitária possibilita a mobilização de verbas da União e a articulação com outros ministérios, organizações governamentais – nas três instâncias: federal, estadual e municipal – e não governamentais. Todo esse processo é para assegurar a força de trabalho, logística, recursos financeiros e materiais tecnológicos necessário para executar as ações de emergência visando a não propagação da doença”, explica o ministro Fávaro.

Já houve decreto deste tipo?

A emergência zoossanitária foi decretada, pela primeira vez, em 22 de maio de 2023 e prorrogada, uma vez, em 7 de novembro do mesmo ano, como uma medida do Mapa para evitar que a doença, também conhecida como gripe aviária, chegue na produção de aves de subsistência e comercial, bem como para preservar a fauna e a saúde humana.

Tribuna Livre, com informações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)

Leia também
Suspeito de matar jovens e atear fogo nos corpos é preso pela segunda vez em Senador Canedo
Suspeito de matar jovens e atear fogo nos corpos é preso pela segunda vez em Senador Canedo
Motorista de caminhão causa pânico ao arrastar carros durante casamento em Anápolis
Motorista de caminhão causa pânico ao arrastar carros durante casamento em Anápolis
Sou parte desta grande obra que nasceu em 1991, em uma sala 4x4 na QNO 16 (beira da pista)
Sou parte desta grande obra que nasceu em 1991, em uma sala 4x4 na QNO 16 (beira da pista). Ceilândia Norte
Desligamentos programados aceleram recuperação da rede elétrica em Goiás
Desligamentos programados aceleram recuperação da rede elétrica em Goiás
Equatorial Goiás leva Mutirão Pelo Cliente para Santa Rita do Novo Destino
Equatorial Goiás leva Mutirão Pelo Cliente para Santa Rita do Novo Destino
Equatorial Goiás revisa sistema elétrico de Trindade para Romaria 2025
Equatorial Goiás revisa sistema elétrico de Trindade para Romaria 2025
Empresário desaparece após cair de canoa no Rio Paranaíba, em Goiás
Empresário desaparece após cair de canoa no Rio Paranaíba, em Goiás
Três idosos são resgatados de abrigo clandestino em Aparecida de Goiânia
Três idosos são resgatados de abrigo clandestino em Aparecida de Goiânia
Incêndio de grande proporção atinge fábrica de colchões na região Oeste de Goiânia
Incêndio de grande proporção atinge fábrica de colchões na região Oeste de Goiânia
Saneago leiloa veículos e sucatas com lances a partir de R$ 100; veja como participar
Saneago leiloa veículos e sucatas com lances a partir de R$ 100; veja como participar
Responsável pelo lixão de Padre Bernardo apresenta plano de ação, mas Semad indefere
Responsável pelo lixão de Padre Bernardo apresenta plano de ação, mas Semad indefere
GoiâniaTur divulga opções de lazer, cultura e turismo na capital; veja
GoiâniaTur divulga opções de lazer, cultura e turismo na capital; veja

Irã prende europeu acusado de espionar a serviço de Israel

A identidade do espião e o país europeu de origem não foram divulgados. Irã executou pelo menos três pessoas acusadas de espionar o país As autoridades iranianas anunciaram, nesta segunda-feira (23/6), a prisão de um cidadão europeu acusado de espionagem para o serviço de inteligência de Israel, o Mossad. Segundo

Leia mais...

Promessa de Lula, PF passa a controlar armas no lugar do Exército

Mudança do Exército para a PF afetará autorização para compra de armas e a fiscalização de colecionadores a partir de 1º de julho A partir da próxima terça-feira (1º/7), a Polícia Federal (PF) ficará encarregada de prestar serviços relacionados aos colecionadores, atiradores esportivos e caçadores (CACs) que possuem armas, atualmente

Leia mais...

Relatórios de gestão dos recursos hídricos são aprovados

Progestão II reforça compromisso do Distrito Federal com a sustentabilidade e a governança ambiental integrada O Distrito Federal deu mais um passo importante na consolidação da sua política de gestão dos recursos hídricos. Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (23), a Resolução nº 02, de

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.