29/11/2025

Ministério público do df fiscaliza postos de combustíveis em ação nacional

Flavia Inhae Medeiros de Carvalho Silva

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio das promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Tributária (PDOT) e do Consumidor (Prodecon), participou de uma ação de fiscalização em postos de combustíveis no Distrito Federal. A iniciativa, realizada nesta terça-feira, 25 de novembro, integrou a Ação Nacional de Combate à Sonegação Fiscal e a outros Ilícitos Econômicos no Mercado de Combustíveis, uma operação coordenada em todo o país.

O objetivo principal da ação foi verificar a conformidade fiscal e a regularidade da qualidade dos combustíveis comercializados nos postos do DF. A operação foi conduzida em conjunto com a Subsecretaria da Receita do Distrito Federal, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Ordem Tributária (DOT).

A iniciativa nacional conta com a articulação do Grupo Nacional de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (GNDOET), órgão vinculado ao Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) e Ministérios Públicos dos Estados.

O foco central da ação é intensificar a fiscalização e a responsabilização por práticas ilícitas que possam comprometer a arrecadação tributária, distorcer a concorrência e prejudicar a justiça fiscal no setor de combustíveis.

Durante a fiscalização nos postos do Distrito Federal, não foram encontrados indícios de sonegação fiscal ou irregularidades na qualidade dos combustíveis.

A operação, que ocorre de forma alinhada em todo o país, é coordenada por promotores de justiça de diversas unidades federativas. A expectativa é que o trabalho fortaleça a transparência, a proteção do consumidor e a concorrência leal, assegurando que os tributos devidos retornem à população na forma de serviços públicos essenciais.

Além das medidas de fiscalização e repressão, a ação nacional também prevê a realização de campanhas educativas e de conscientização, com o objetivo de informar a sociedade sobre os impactos negativos da sonegação fiscal no mercado de combustíveis e incentivar a denúncia de irregularidades.

Fonte: www.mpdft.mp.br

Leia também
image-400-1df1782878b375ad5de57fe6389547cd
Tjdft celebra uma década de atuação do provid no combate à violência doméstica
logoMPDFT-11
Mpdft fiscaliza postos de combustíveis em operação conjunta no distrito federal
logo2-1
Tjdft mantém decisão que condena df por acidente em parque infantil
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
VACINA
Dengue: Butantan desenvolve vacina em dose única
MARCO TEMPORAL
Com 5 a 2 contra o Marco Temporal, STF retoma análise do tema na 5ª
MORAES
Moraes manda soltar 4 presos por suspeita de fraude em cartões
BAHIA
Sobe para 9 número de suspeitos mortos em operação policial na Bahia
PREFEITO CASTRADOR
Solidariedade expulsa prefeito que sugeriu castrar mulheres no RJ
rio
Prefeito de cidade no RJ sugere castrar mulheres para controlar nascimentos
BRASIL
Ministério cria GT para frear violência contra indígenas no Amazonas
LULA
Lula anuncia que prefeituras vão receber, no mínimo, repasses de 2022

Homem que fazia delivery de drogas em Planaltina é preso

O criminoso fazia uso de transporte por aplicativo para entregar as drogas. Com ele foram apreendidas porções de entorpecentes e comprimidos de remédio para dormir Um homem, investigado por fazer “delivery” de drogas, foi preso em flagrante por tráfico de entorpecentes em Planaltina. Foram apreendidos com ele porções de maconha,

Leia mais...

Aposentadoria em 2026: entenda as novas regras e seus impactos

O ano de 2026 deve trazer a consolidação de diversas mudanças no sistema de aposentadoria, impactando diretamente milhões de trabalhadores. As alterações, em constante evolução, exigem atenção redobrada para garantir o acesso aos direitos previdenciários de forma adequada. Um dos pontos centrais é a idade mínima para se aposentar. As

Leia mais...

Governo avalia fim de pedágio alvo de críticas por altos valores

Uma portaria do Ministério dos Transportes reacendeu o debate sobre a possível extinção de uma das praças de pedágio mais caras do país, alvo constante de críticas de usuários e especialistas em infraestrutura. A medida, que estabelece diretrizes para a reavaliação de contratos de concessão rodoviária, abre caminho para que

Leia mais...

COM APOIO DE PÁBIO MOSSORÓ E DR. CÉLIO SILVEIRA, PREFEITO MARCUS VINICIUS CONQUISTA PASSARELAS PARA VALPARAÍSO DE GOIÁS JUNTO AO DNIT

As passarelas atenderão pontos considerados críticos pela Polícia Rodoviária Federal. Órgão federal autoriza implantação das estruturas nos trechos Marajó/Esplanada V e Chácara Brasil Esplanada 5; fase de projetos inicia imediatamente A mobilização conjunta entre a Prefeitura de Valparaíso de Goiás, o Governo de Goiás, a Câmara Municipal e a bancada

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.