12/07/2025

Netanyahu inicia um governo ainda mais à direita em Israel

 Aos 73 anos, Benjamin Netanyahu é o político que por mais
tempo liderou o governo de Israel, com 15 anos divididos em dois mandatos


(crédito: AFP)

Benjamin Netanyahu iniciou, ontem, o terceiro mandato como primeiro-ministro de Israel, quatro anos após sua saída e depois de conquistar a confiança dos deputados de seu novo governo, o mais à direita da história do país. Antes de um voto de confiança no Parlamento, onde sua coalizão tem a maioria das cadeiras, ele apresentou sua equipe ministerial aos deputados.

Dos 120 membros do Knesset (Parlamento) 63 votaram a favor do governo de Netanyahu, composto por seu partido, o Likud (direita), por dois partidos ultraortodoxos e três de extrema direita. O premiê anunciou o ex-ministro da Inteligência Eli Cohen como chefe da diplomacia. Na véspera, já havia informado que Yoav Gallant, um ex-oficial próximo ao movimento pró-assentamentos na Cisjordânia ocupada, ficaria com a pasta da Defesa.

Em discurso aos parlamentares, Netanyahu elencou as principais missões de seu novo governo. “Frustrar os esforços do Irã para adquirir um arsenal nuclear, garantir a superioridade militar de Israel na região e ampliar o círculo de paz (com os países árabes)”, assinalou.

Aos 73 anos, Benjamin Netanyahu é o político que por mais tempo liderou o governo de Israel, com 15 anos divididos em dois mandatos (1996-1999 e 2009-2021). Pressionado por acusações de corrupção, deixou o poder em 2021, dando lugar a uma coalizão eclética de políticos de esquerda, centristas e partidos árabes liderada por Naftali Bennett e Yair Lapid.

Após as eleições legislativas de 1º de novembro, Netanyahu negociou com partidos ultraortodoxos e de extrema direita, como o Partido Sionista Religioso, de Bezalel Smotrich, e o Poder Judaico, de Itamar Ben Gvir, ambos com um histórico de declarações explosivas contra os palestinos.

Smotrich assumiu o Ministério da Fazenda e será responsável pela política de colonização na Cisjordânia. Ben Gvir será ministro da Segurança Nacional e controlará a polícia que opera na Cisjordânia, ocupada desde 1967. A maioria parlamentar ampliou os poderes da pasta. O procurador-geral Gali Baharav-Miara alertou para o risco “de politização das forças de ordem”.

Deixe um comentário

Leia também
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Joe Biden;  Estados Unidos
Os Estados Unidos reconhecem as Ilhas Cook e Niue como nações independentes
ESP
As imagens falsas de crianças nuas geradas por Inteligência Artificial que chocaram cidade da Espanha
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
Greve dos roteiristas
Sindicato negocia ‘acordo final’ pelo fim da greve dos roteiristas em Hollywood
M1
Homem com doença terminal cardíaca recebe transplante de coração de porco
Agentes armados em região separatista
Separatistas de Nagorno-Karabakh entregam armas ao Azerbaijão e negociam retirada de tropas
CHILE
Golpe no Chile: Resolução de congressistas dos EUA pede desculpas
CAÇA
Militares dos EUA localizam caça que 'se camuflou' após piloto ejetar
EXTERIOR
Irã e EUA trocam prisioneiros após liberação de fundos iranianos
NO FUNDO DO MAR
O homem que sobreviveu por 60 horas em um barco afundado no fundo do mar

França prende dois paraquedistas por saltarem da Torre Eiffel

Dois homens escalam monumento e pulam de paraquedas antes de serem detidos por autoridades francesas Dois homens escalaram na madrugada desta quinta-feira (10) a Torre Eiffel e saltaram de paraquedas do topo deste símbolo de Paris, antes de serem detidos, indicaram fontes policiais. Com 330 metros de altura, a “Dama

Leia mais...

Inflação desacelera para 0,24% em junho, aponta IBGE

A elevação nos custos da energia elétrica residencial, que subiu 2,96% em junho, pressionou o índice, mas os preços dos alimentos em domicílio registraram a primeira queda em nove meses, o que ajudou a conter o avanço A inflação oficial do país desacelerou para 0,24% em junho, ligeiramente abaixo dos

Leia mais...

Tarifa de Trump derruba mercados e pressiona o dólar

Governo brasileiro promete retaliação; analistas apontam motivação política e risco de inflação com impacto sobre os juros O anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de uma tarifa de 50% sobre todas as importações brasileiras a partir de 1º de agosto provocou forte turbulência no mercado financeiro na manhã

Leia mais...

Vazamento de dados em CPI preocupa, diz Wolney Queiroz.

Ministro da Previdência afirma que congressistas podem procurar desgastar adversários com informações sigilosas. O ministro Wolney Queiroz (Previdência) disse que se “preocupa” com o risco de vazamento de informações sigilosas na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O colegiado deve começar a funcionar

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.