Kim Jong Un expressou aos operários da fábrica que a produção é de extrema importância.
Kim Jong Un instigou seu país a ampliar a produção de lançadores de mísseis, preparando-se para um possível “confronto militar” com a Coreia do Sul e os Estados Unidos, conforme relatado pela imprensa estatal nesta sexta-feira (5). A informação surgiu após a Casa Branca revelar que a Coreia do Norte forneceu à Rússia os mísseis balísticos utilizados em recentes ataques contra cidades ucranianas.
A agência oficial KCNA divulgou imagens de Kim e sua filha Ju Ae durante uma visita à fábrica que fabrica os lançadores móveis eretos (TEL, na sigla em inglês) usados nos mísseis balísticos intercontinentais do país. Durante a visita, ele exortou a um “esforço dinâmico para aumentar a produção” dessas armas.
Kim afirmou aos trabalhadores da fábrica que a produção dos TEL é crucial “dada a situação grave que requer que o país esteja mais firmemente preparado para um confronto militar com o inimigo”, conforme publicado pela KCNA.
Na quinta-feira, John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, declarou que “a Coreia do Norte recentemente forneceu à Rússia sistemas de lançamento de mísseis balísticos e vários mísseis balísticos”, alguns dos quais foram utilizados em ataques contra a Ucrânia nos dias 30 de dezembro e 2 de janeiro.
Tribuna Livre, com informações da Agence France-Presse