08/12/2025

Pacheco propõe a realização de um “esforço concentrado” para as sabatinas de Dino e Gonet.

Ascom/Presidência do Senado

Lula oficializou a indicação de Gonet para a PGR e de Flávio Dino para o STF nesta segunda-feira (27/11), antes de sua viagem ao Oriente Médio.

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), abordou as indicações de Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República (PGR) e de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (27/11). Essas indicações, feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), serão objeto de um esforço concentrado para sabatinas, programadas para ocorrer entre os dias 12 e 15 de dezembro, conforme anunciou Pacheco.

Ao falar sobre a agenda legislativa, Pacheco mencionou a necessidade de lidar com diversos temas, incluindo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e outros projetos em discussão no Senado. Além disso, destacou a importância de avaliar as indicações para o Banco Central (BC), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), embaixadas, membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público.

O presidente do Senado informou que recebeu uma ligação de Lula para comunicar as indicações, ressaltando a tradição de encaminhar essas nomeações para análise no Senado no final do ano. Paulo Gonet foi oficializado por Lula como indicado para a PGR, enquanto Flávio Dino foi indicado para ocupar a vaga decorrente da aposentadoria da ministra Rosa Weber no STF.

Para assumir os cargos, Gonet e Dino precisam passar por aprovação do Senado, começando pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde deverão contar com a adesão da maioria dos senadores. O presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União – AP), será responsável por agendar as sabatinas, previstas para ocorrer na próxima semana. Posteriormente, as indicações serão submetidas ao plenário, onde necessitarão do apoio de pelo menos 41 senadores. A análise no Senado deverá ser ágil para conclusão ainda este ano, considerando o início do recesso legislativo em 23 de dezembro.

Paulo Gonet, subprocurador da República, recebeu apoio de ministros do STF e também de figuras como Rodrigo Pacheco, que o recomendaram a Lula.

Tribuna Livre, com informações da Agência Senado

Deixe um comentário

Leia também
Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes
Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes
Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura
Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura
CCJ da Câmara aprova projeto que limita decisões monocráticas do STF
CCJ da Câmara aprova projeto que limita decisões monocráticas do STF
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'

Tse conclui testes de segurança para urnas eletrônicas de 2026

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) finalizou, nesta sexta-feira, o Teste Público de Segurança (TPS) das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições presidenciais de 2026. A iniciativa, implementada desde 2009, busca aumentar a transparência do processo eleitoral, permitindo que especialistas externos analisem e testem a segurança dos equipamentos e sistemas.

Leia mais...

Homem mata companheira em Caldas Novas

O crime foi motivado por discussão envolvendo drogas. Um homem de 53 anos foi preso em flagrante nesta quinta-feira (4), em Caldas Novas, suspeito de matar a companheira, de 48 anos, com golpes de barra de ferro durante a madrugada. Conforme a Polícia Militar, ele confessou o crime no momento

Leia mais...

GDF leva pavimentação com bloquetes a ruas da Estrutural

Trabalho envolve recuperação de vias antigas e obras em áreas que nunca receberam infraestrutura A Estrutural vive uma nova fase de urbanização com a chegada da pavimentação de ruas que ainda estão em solo exposto e com a recuperação de trechos desgastados pelo tempo. A ação inclui também a pintura

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.