03/12/2025

Quem é o “Doutor Piroca”, citado por Ronnie Lessa em delação sobre Marielle

Um apelido peculiar chamou a atenção na investigação: "Doutor Piroca", cuja identidade verdadeira é André Luiz Fernandes Maia. - (crédito: Reprodução/Redes sociais)

O advogado planejou local da execução com o matador de aluguel e chamou atenção pelo apelido incomum

Neste domingo foi decretada a prisão dos três acusados de mandarem matar a vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco e o motorista Anderson Torres. Com a divulgação do relatório final da Polícia Federal (PF), surgiram vários nomes de figuras conhecidas e alguns com codinomes. Entre eles, um apelido peculiar chamou a atenção: “Doutor Piroca”, cuja identidade verdadeira é André Luiz Fernandes Maia. 

André era conhecido como “Doutor Piroca” em referência a expressão “piroca das ideias”, segundo a Folha de S. Paulo. O “Doutor Piroca” era advogado, conhecido por andar armado, e, na noite de 12 de março de 2018, véspera do assassinato de Marielle, passou um bom tempo com Lessa estudando uma forma de realizar o crime de forma “adequada”. 

Segundo o depoimento, ambos estavam juntos “tomando uísque” em 12 de março de 2018, dois dias antes do crime, tentando encontrar uma “alternativa viável para a execução” de Marielle.

No depoimento à PF, Lessa fala sobre um levantamento que estava fazendo para estudar o endereço da Rua Bispo, local onde Marielle morava.

André Luiz morreu no dia 12 de abril de 2018. O assassinato dele foi atribuído a dois homens armados que o abordaram em seu bairro, o Anil, zona oeste do Rio de Janeiro. A Polícia Civil concluiu que o homicídio de Maia foi motivado por dívidas com a milícia.

Na manhã de domingo (24/3), a investigação de desencadeou na prisão dos irmãos Chiquinho e Domingos Brazão, assim como o delegado da Polícia Civil fluminense Rivaldo Barbosa, que foram e levados para Brasília por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os agentes da PF também cumpriram outros 12 mandados de busca e apreensão na capital do Rio de Janeiro em endereços de outros nomes ligados à investigação.

Tribuna Livre, com informações do Correioweb

Deixe um comentário

Leia também
logoMPDFT-1
Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb
f1280x720-162955_294630_4933
Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master
logo2-1
Adestradora é culpada por morte de pitbull e terá que indenizar tutor
f1280x720-163218_294893_5050
Vara de execuções penais estima progressão de regime para ex-presidente
logoMPDFT
Ministério público denuncia responsáveis por incêndio fatal em clínica
f1280x720-126564_258239_5050
São paulo registra recorde de feminicídios em 2025
logo2
Ministra assusete magalhães, aposentada do stj, recebe homenagem do tjdft
f1280x720-163748_295423_5050
Cnh sem autoescola: processo de habilitação ganha novas regras e opções
f1280x720-163640_295315_5050
Jovem morto por leoa sonhava em ser domador na áfrica
f1280x720-163632_295307_5050
Homem morre após invadir jaula de leoa em parque na paraíba
logoMPDFT-15
Mulheres negras marcham em brasília com apoio do ministério público do df
image-400-11e9b10b98b1126852744be986f84715
Encerramento do 5º enavip celebra saúde, história e define sede para 2026

Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb

A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) realizou uma visita à Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) nesta terça-feira, dia 2 de dezembro, em Águas Claras. O objetivo principal foi acompanhar de perto a implementação e o aprimoramento do atendimento oferecido aos usuários da companhia através de

Leia mais...

Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou recurso contra a decisão que concedeu habeas corpus a Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, e outros acusados. A medida judicial busca reverter a soltura dos investigados, ocorrida após deliberação de uma desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). A decisão da

Leia mais...

Presos por incêndio da clínica no Paranoá são postos em liberdade

Acusados de homicídio da Comunidade Terapêutica Liberte-se foram soltos após atuação da defesa, que afirmou ao Correio que tentará desclassificar a denúncia por homicídio aos cinco envolvidos: “Atribuição está equivocada” Após os resultados da perícia realizada pela Polícia Civil (PCDF) sobre o incêndio na Comunidade Terapêutica Liberte-se, os indiciados foram

Leia mais...

Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia

A gigante do comércio eletrônico, Amazon, deu início a um projeto piloto ambicioso com o objetivo de revolucionar a experiência de compra online. O novo serviço de entregas ultrarrápidas, denominado Amazon Now, promete levar uma variedade de produtos essenciais diretamente aos clientes em um tempo surpreendente de 30 minutos ou

Leia mais...

As novas regras do imposto do mei a partir do ano que vem

Microempreendedores Individuais (MEI) podem vislumbrar mudanças significativas no regime tributário a partir do próximo ano. As exigências para se manter como pessoa jurídica perante a Receita Federal permanecem inalteradas, mas o teto de faturamento anual passará por um reajuste, impactando diretamente o Imposto de Renda (IR). A principal alteração reside

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.