O estado paulista chegou a registrar rajadas de vento de até 88 km/h neste sábado
Após onda de calor, Rio de Janeiro e São Paulo sofrem, desde a noite deste sábado (18/11), com tempestades, que provocaram desabamentos, queda de árvores e ventos com mais de 80 km/h. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para ventos de até 100km/h e risco de granizo nos dois estados até amanhã (20/11).
A situação mais crítica está em São Paulo, onde vinte municípios foram atingidos por alto volume de chuvas e rajadas de vento. De acordo com a Defesa Civil do estado, houve queda de algumas árvores e a interrupção temporária da operação do aeroporto de Congonhas. A maior rajada no estado foi registrada em Ourinhos com 87,8 km/h. No fim deste domingo, a chuva deve intensificar-se, mas amanhã será mais amena.
Entre os locais mais atingidos ontem pela tempestade está o Litoral Norte, onde um vídeo divulgado pela Defesa mostra a força dos ventos na tarde de ontem.
Rio de Janeiro tem raios e chuva forte
Após a capital carioca registrar sensação térmica de 59,7ºC no sábado, um temporal atingiu o estado no final da tarde com chuva forte e muitas descargas elétricas. Na capital carioca, entre ontem e hoje, nove ocorrências devido às chuvas foram registradas. Em Niterói (RJ), a estrutura que comportaria o show da cantora Marisa Monte desabou com a força das rajadas. Horas antes, a cantora Taylor Swift cancelou o show pela alta temperatura que marcava na cidade (41,7ºC).
O Inmet está com alerta laranja em ambos estados e também no Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás. Há também um alerta amarelo no litoral paulista. Os dois avisos do instituto valem até às 10h desta segunda.
Por Tribuna Livre, com informações do Inmet