09/11/2025

Supremo elege Nunes Marques para ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral

Com a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, uma vaga foi aberta para o órgão eleitoral

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu o ministro Kassio Nunes Marques para o cargo de membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 2025. Com a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, uma vaga foi aberta para o órgão eleitoral.

Desde agosto de 2021, Nunes Marques atua na Corte Eleitoral como ministro substituto e, a partir de agora, assume como ministro efetivo.

De acordo com a Constituição, o Tribunal Superior Eleitoral é composto de, no mínimo, sete ministros efetivos: três vindos do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois juristas nomeados pelo presidente da República — entre as prerrogativas para a escolha do presidente estão: notável saber jurídico, idoneidade moral — a partir de uma lista tríplice com indicações do STF.

Vaga de Nunes Marques foi aberta com aposentadoria de Lewandowski

O ministro Ricardo Lewandowski, mais alinhado com o PT nas últimas décadas, encerrou suas atividades no STF aos 74 anos. Ele pediu a antecipação da carreira em março deste ano e teve a solicitação acatada, em pedido assinado por Lula, o mesmo que o indicou para a Corte há 17 anos. O decreto foi publicado no dia 6 de abril, no Diário Oficial da União.

Em sua trajetória desde que a ex-primeira-dama Marisa Letícia o recomendou para o Supremo, em 2006, Lewandowski foi responsável por diversas decisões que beneficiaram diretamente políticos de esquerda, especialmente aqueles ligados ao PT. Na época, o partido vivia sua primeira grande crise, com a imagem arranhada pelo Mensalão.

Foi justamente no julgamento da Ação Penal 470, sobre a quadrilha do Mensalão, que Lewandowski começou a chamar a atenção. Ele livrou o ex-presidente do PT José Genoino da acusação de ter atuado para corromper parlamentares no esquema.

O magistrado também afirmou que não foram recolhidas provas de que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, apontado como “o chefe da quadrilha do Mensalão”, coordenou ou participou da ação criminosa.

De acordo com a Constituição, o Tribunal Superior Eleitoral é composto de, no mínimo, sete ministros efetivos

| Foto: Felipe Sampaio/SCO/STF

Deixe um comentário

Leia também
f1280x720-161812_293487_5050
Eua vendem fuzis ao rio enquanto debate sobre lei antiterrorismo esquenta
logoMPDFT
Encontro reúne prourb e movimentos sociais para fiscalização de políticas no df
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
VACINA
Dengue: Butantan desenvolve vacina em dose única
MARCO TEMPORAL
Com 5 a 2 contra o Marco Temporal, STF retoma análise do tema na 5ª
MORAES
Moraes manda soltar 4 presos por suspeita de fraude em cartões
BAHIA
Sobe para 9 número de suspeitos mortos em operação policial na Bahia
PREFEITO CASTRADOR
Solidariedade expulsa prefeito que sugeriu castrar mulheres no RJ
rio
Prefeito de cidade no RJ sugere castrar mulheres para controlar nascimentos
BRASIL
Ministério cria GT para frear violência contra indígenas no Amazonas
LULA
Lula anuncia que prefeituras vão receber, no mínimo, repasses de 2022
NUNES
Nunes Marques vota para condenar réu do 8 de janeiro a 2 anos e seis meses de prisão

Eua suspendem lançamentos de foguetes diurnos devido à paralisação

A Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos implementou uma suspensão emergencial de lançamentos de foguetes durante o dia. A medida drástica surge em meio à prolongada paralisação do governo, que resultou no afastamento de um número significativo de trabalhadores e está gerando interrupções nas operações aeroportuárias em todo

Leia mais...

Os jogos com edições de colecionador mais caras da história

As edições de colecionador se consolidaram como um símbolo de prestígio entre os aficionados por videogames. Mais do que simples cópias físicas ou digitais, estas versões especiais incluem estátuas detalhadas, itens exclusivos, experiências diferenciadas e, em alguns casos, prêmios surpreendentes. A produção limitada eleva esses pacotes à categoria de relíquias,

Leia mais...

Tribunal do df recebe delegação de magistrados de moçambique

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) acolheu uma comitiva de seis membros da magistratura e do Ministério Público de Moçambique na quinta-feira, 6 de novembro. A visita oficial foi liderada pelo procurador da República, Carlos Vinícius Soares Cabeleira, e acompanhada pela Secretária Judiciária (SEJU), Danielle

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.