22/02/2024

Ucrânia precisa de um escudo aéreo completo para derrotar ataques da Rússia em Odessa, diz Zelensky

A Ucrânia tenta repelir uma onda de ataques russos contra a cidade de Odessa na última semana – suas defesas aéreas parecem incapazes de lidar com alguns tipos de mísseis que Moscou usa para atingir a região

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reiterou seu pedido por mais sistemas de defesa aérea neste domingo (23), após outra noite de ataques da Rússia contra a cidade portuária de Odessa. Zelesnky disse que “um escudo aéreo completo” é “a única maneira de derrotar o terror dos mísseis russos”.

“Já mostramos que podemos abater até os mísseis russos dos quais os terroristas se gabam. Graças à ajuda de nossos parceiros e aos sistemas de defesa aérea fornecidos à Ucrânia, nossos defensores do céu salvaram milhares de vidas”, disse o presidente em um post no Telegram. “Mas precisamos de mais sistemas de defesa aérea para todo o nosso território, para todas as nossas cidades e comunidades.”

As defesas aéreas ucranianas interceptaram 9 dos 19 mísseis de vários tipos que a Rússia lançou contra Odessa durante a noite, disse o Ministério da Defesa ucraniano neste domingo. No entanto, certas armas estão se mostrando quase impossíveis de serem abatidas pelas defesas aéreas ucranianas.

A Força Aérea de Kiev diz que a Rússia disparou cinco tipos diferentes de mísseis na cidade portuária durante a noite. As defesas aéreas derrubaram todos os quatro mísseis de cruzeiro Kalibr e todos os cinco mísseis de cruzeiro Iskander K.

Bombeiros apagam incêndio em casa danificada após ataques em Odessa, Ucrânia, em 19 de julho de 2023 / State Emergency Service of Ukraine/ Pavlo Petrov/Handout/Anadolu Agency via Getty Images

Por outro lado, as defesas da Ucrânia não conseguiram interceptar nenhum dos cinco mísseis de cruzeiro Oniks e dos três mísseis antinavio Kh-22 disparados contra a cidade, além de dois mísseis balísticos do tipo Iskander-M.

Na semana passada, o porta-voz da Força Aérea ucraniana Yurii Ihnat explicou que a velocidade e a trajetória dos mísseis Oniks e Kh-22 os tornam muito difíceis de interceptar.

O míssil Oniks, disse ele, “foi projetado para destruir embarcações, navios. Ele voa a uma velocidade de mais de 3.000 km/h, alta velocidade. Ao disparar no alvo, o míssil pode voar a uma altitude de 10 a 15 metros acima da água para destruir o navio, o que dificulta a detecção e, consequentemente, o abatimento pela defesa aérea”.

Ataques a Odessa

Os ataques à cidade de Odessa durante a noite de sábado (22) e madrugada de domingo (23), deixaram pelo menos uma pessoa morta e 19 feridos, além de danificar prédios residenciais e monumentos arquitetônicos.

Uma catedral ortodoxa, conhecida como Catedral da Transfiguração ou Catedral Spaso-Preobrazhenskyi, foi atingida. É a maior igreja ortodoxa da cidade e foi consagrada em 1809. A estrutura já foi danificada anteriormente durante a era soviética em 1936, mas foi reconstruída quando a Ucrânia se tornou uma nação independente.

russo contra a Ucrânia, em 23 de julho de 2023. / Serhii Smolientsev/Reuters

A construção se encontra no centro histórico da cidade, patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Por conta das ameaças representadas pela guerra, a UNESCO adicionou o local à sua lista protegida no início do ano.

“Dezenas de carros foram danificados, fachadas e telhados de muitos prédios da cidade foram danificados e janelas estouradas”, afirmou o Comando Operacional do sul da Ucrânia em comunicado no Telegram.

“Várias crateras se formaram na cidade. Há quedas de energia, o que pode atrapalhar o trânsito e a rota do transporte público pode ser alterada”, completou.

Uma onda de ataques russos têm atingido a cidade portuária ucraniana ao longo da última semana. Até sexta-feira (21), os moradores suportaram pelo menos quatro noites de bombardeio.

Crédito: Vista área da cidade ucraniana de Bakhmut em imagem de vídeo15/06/202393rd Kholodnyi Yar Brigade

/Divulgação via REUTERS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Joe Biden;  Estados Unidos
Os Estados Unidos reconhecem as Ilhas Cook e Niue como nações independentes
ESP
As imagens falsas de crianças nuas geradas por Inteligência Artificial que chocaram cidade da Espanha
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
Greve dos roteiristas
Sindicato negocia ‘acordo final’ pelo fim da greve dos roteiristas em Hollywood
M1
Homem com doença terminal cardíaca recebe transplante de coração de porco
Agentes armados em região separatista
Separatistas de Nagorno-Karabakh entregam armas ao Azerbaijão e negociam retirada de tropas
CHILE
Golpe no Chile: Resolução de congressistas dos EUA pede desculpas
CAÇA
Militares dos EUA localizam caça que 'se camuflou' após piloto ejetar
EXTERIOR
Irã e EUA trocam prisioneiros após liberação de fundos iranianos
NO FUNDO DO MAR
O homem que sobreviveu por 60 horas em um barco afundado no fundo do mar

No Brasil, G20 inicia debates sobre aliança global contra a fome

O ministro do Desenvolvimento Social participou da abertura dos três dias de reuniões que discutirão o termo de adesão dos países ao projeto internacional O ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, participou nesta quarta-feira (21/2) da primeira reunião da Força Tarefa do G20

Leia mais...

Saúde pública do DF terá o reforço de mais 741 profissionais

Contratação de 200 médicos temporários, 156 enfermeiros e demais profissionais foi anunciada pelo governador Ibaneis Rocha durante evento de combate à dengue no Sol Nascente/Pôr do Sol O Distrito Federal vai ganhar 741 profissionais da saúde para reforçar o quadro de atendimento à população. O anúncio foi feito pelo governador

Leia mais...

Volta às aulas conturbada no CEM 404 Santa Maria

Aluno armado com faca fere o sargento Daniel Matos Na manhã da terça-feira (20), por volta das 11 horas, os policiais do Batalhão Escolar, 1º Sgt Daniel Matos e o 2º Sgt Euzimar, foram solicitados pela diretora do CEM 404 Santa Maria para prestarem apoio, pois havia um aluno na

Leia mais...

Inscritos no programa de voluntariado da Codhab são convocados

Duzentas pessoas passarão por entrevista e análise curricular nos dias 28 e 29 de fevereiro A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF) convocou, nesta quarta-feira (20), os inscritos no programa de voluntariado. Ao todo, 200 pessoas foram alistadas no processo seletivo. O Edital nº 77/2024 foi publicado no

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.