04/11/2025

Vladimir Putin, Grupo Wagner e armas nucleares: o que aconteceu na Rússia?

Em 24 horas, país viveu caos e conflito interno com aliados

Desde a noite da sexta-feira 23, muito se perguntou sobre o que aconteceu na Rússia. Em 24 horas, uma rebelião de um ajuntamento fortemente armado ameaçou a autoridade do presidente Vladimir Putin, forçando-o a aceitar um acordo de cessar-fogo com o Grupo Wagner, mediado pelo ditador de Belarus, Aleksandr Lukashenko.

Como tudo aconteceu na Rússia?

Em 10 de junho, o Ministério da Defesa da Rússia emitiu uma ordem obrigando todos os grupos mercenários que lutam no conflito contra a Ucrânia a assinar contratos formais com o governo. O líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, um dos ajuntamentos aliados de Putin, viu a medida como abusiva. Dessa forma, Prigozhin se recusou e pediu a imediata demissão do ministro Sergei Shoigu, o que não ocorreu.

Dias depois, Prigozhin acusou Shoigu de comandar ataques a acampamentos controlados pelo Wagner. A partir de aí, o mercenário rompeu com Putin.

O “contra-ataque”, porém, só veio no fim da semana passada. Prigozhin iniciou uma ofensiva e tomou a cidade de Rostov-do-Don, importante para a Rússia na invasão da Ucrânia. O rebelde se apossou de instalações russas e garantiu ter abatido um helicóptero russo. Naquele dia, Moscou reforçou a segurança, sobretudo no Kremlin, onde funciona a sede do Poder Executivo, e Putin falou em “golpe”.

No dia seguinte, sábado 24, o Wagner mobilizou um comboio para atacar a capital, mas militares russos frustraram a tentativa, ao bombardearem os paramilitares do Wagner na M-4, rodovia que liga Rostov-do-Don a Moscou.

Sumiço de Putin

Durante o clima de tensão na Rússia, o avião de Putin deixou Moscou a caminho de São Petersburgo. Mais de 50 mil pessoas acompanhavam o trajeto da aeronave presidencial, por meio de um radar on-line, no momento em que a aeronave “sumiu”. Em nota, o governo negou uma suposta fuga de Putin e disse que ele está “trabalhando” em Moscou, tampouco que Putin deixara a capital.

Ogivas nucleares

Em meio a tudo o que aconteceu na Rússia, o Wagner atacou a cidade de Voronej, polo industrial de produção e de armazenamento de ogivas nucleares para o Kremlin. Não se sabe se o Wagner conseguiu danificar instalações com o armamento.

Lukashenko

Na noite de ontem, o Wagner suspendeu os ataques à Rússia, depois de o ditador de Belarus, Alexander Lukashenko, entrar em cena para mediar um acordo de cessar-fogo.

Segundo Belarus, Prigozhin concordou em recuar, por ora, inclusive com caças a caminho de Moscou, de modo a também evitar “um banho de sangue”. Vídeos divulgados nas redes sociais mostraram imagens do conflito.

O acordo prevê a mudança de Prigozhin para Belarus e o fim de um processo criminal aberto contra ele e os membros do Wagner.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin | Foto: Divulgação/Kremlin

Deixe um comentário

Leia também
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Joe Biden;  Estados Unidos
Os Estados Unidos reconhecem as Ilhas Cook e Niue como nações independentes
ESP
As imagens falsas de crianças nuas geradas por Inteligência Artificial que chocaram cidade da Espanha
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
Greve dos roteiristas
Sindicato negocia ‘acordo final’ pelo fim da greve dos roteiristas em Hollywood
M1
Homem com doença terminal cardíaca recebe transplante de coração de porco
Agentes armados em região separatista
Separatistas de Nagorno-Karabakh entregam armas ao Azerbaijão e negociam retirada de tropas
CHILE
Golpe no Chile: Resolução de congressistas dos EUA pede desculpas
CAÇA
Militares dos EUA localizam caça que 'se camuflou' após piloto ejetar
EXTERIOR
Irã e EUA trocam prisioneiros após liberação de fundos iranianos
NO FUNDO DO MAR
O homem que sobreviveu por 60 horas em um barco afundado no fundo do mar

GDF inaugura terceira creche pública do Sol Nascente/Pôr do Sol

Com capacidade para atender a 188 crianças, Cepi Cajuzinho do Cerrado recebeu investimento de R$ 5,5 milhões e acolhe alunos em período integral O governador Ibaneis Rocha inaugurou, nesta terça-feira (28), a terceira creche pública do Sol Nascente/Pôr do Sol. O Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Cajuzinho do

Leia mais...

Trump descarta candidatura à vice-presidência em 2028

A medida foi sugerida por alguns dos apoiadores de Trump para contornar os limites de mandato e permanecer na Casa Branca O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descartou nesta segunda-feira (27/10) a possibilidade de ser candidato a vice-presidente nas eleições de 2028, uma medida sugerida por alguns de seus

Leia mais...

A convicção de Valdemar sobre acordo entre Lula e Trump

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, tem repetido a aliados que “não tem dúvida” de que Lula conseguirá reduzir — ou até reverter por completo — a tarifa de 50% imposta aos produtos brasileiros. Valdemar interpretou, em conversas reservadas, que “Trump não quer brigar com o Brasil” e reconhece

Leia mais...

Parque Recreativo do Setor O ganha novos portões de acesso

Com a medida, usuários têm mais praticidade e conforto para acessar o local Com o objetivo de proporcionar mais conforto, segurança, mobilidade e praticidade aos usuários, a Administração Regional de Ceilândia instalou sete novos portões de acesso ao redor do Parque Recreativo do Setor O. A medida visa a melhorar

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.