23/06/2024

‘Acabou’: a revolta de jogadoras de futebol contra presidente da federação espanhola após beijo forçado em atleta

Luis Rubiales beijou jogadora na boca na cerimônia de premiação da seleção espanhola na Copa do Mundo, gerando duras críticas; segundo ele, gesto foi consensual.

A jogadora de futebol espanhola Alexia Putellas escreveu depois de ouvir nesta sexta-feira (25/08) o discurso do presidente da sua federação, Luis Rubiales, no qual ele se recusou categoricamente a se demitir por ter beijado na boca a camisa 11 da seleção, Jenni Hermoso.

Depois da mensagem de Alexia – que é muito próxima de sua companheira de equipe – na rede social X (anteriormente chamada de Twitter), outras pessoas começaram a se manifestar.

“Acabou”. “Acabou”. “Acabou”.

Colegas de Hermoso na seleção feminina campeã da Copa do Mundo realizada recentemente na Austrália e na Nova Zelândia, como a goleira Cata Coll, juntaram-se às vozes de repúdio.

“Que pena que 23 jogadoras de futebol não sejam as protagonistas… acabou! Com você até a morte @Jennihermoso”, disse a goleira.

“Acabou! (Estou) Com você @Jennihermoso ????????”, tuitou a ex-capitã Virginia Torrecilla.

Sandra Paños, também ex-jogadora da seleção espanhola, disse algo semelhante: “Acabou. O que aconteceu esta manhã é inaceitável. estou com você @Jennihermoso”.

Em outubro do ano passado, 15 jogadoras da seleção espanhola renunciaram em uníssono, embora separadamente e com uma carta que repetia o mesmo texto em cada caso.

Naquela época, essas jogadoras queriam que seu técnico, Jorge Vilda, fosse demitido porque seu “estado emocional” as afetava “de forma significativa”.

Patri Guijarro, outra jogadora de futebol que deixou o time no grupo dos 15, disse: “Acabou. (Estou) Com você @Jennihermoso. É uma pena chegar a este ponto e acreditar que as reclamações de meses atrás eram reais”.

Esse grito virtual também foi acompanhado por atletas de outras nacionalidades, como a venezuelana Deyna Castellanosa: “Isso é inaceitável. Estou com você @jenniHermoso #seacabó”; e a norueguesa Ingrid Syrstad Engen, que joga no Barcelona: “Acabou. Estou com você, Jenni, e todas as minhas companheiras de equipe que levantaram suas vozes por muitos meses”.

A mesma reação teve a suíça Ana-Maria Crnogor?evi?, também do Barcelona. “Estou pirando… ???????????? acabou”, postou no X, e seguiu a mensagem com insultos.

A ex-jogadora de basquete Eli Pinedo, medalhista de bronze pela seleção espanhola nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, disse que incidentes como esse servem para mostrar aos outros que as mulheres agora estabelecem limites em situações que consideram inadequadas.

“Enquanto isso, há algo muito bonito e importante em partes iguais: não estamos mais em silêncio, não devemos ficar em silêncio. Uma mensagem poderosa para as gerações futuras. Com você @Jennihermoso ?????????? #SeAcabó #Guerreras #Todas,” ele escreveu.

Outras integrantes da equipe, como Aitana Bonmatí, Olga Carmona, Athenea del Castillo, Irene Paredes, Alba Redondo e Ona Batlle postaram mensagens de apoio a Hermoso no X após ouvir Rubiales.

A vice-diretora do veículo digital eldiario.es, María Ramírez, aproveitou a postagem de Torrecilla para dizer que “o #metoo espanhol se chama ‘acabou'”.

Recusa de Rubiales em se afastar

“É tão sério para que eu saia, tendo feito a melhor gestão do futebol espanhol? Bom, vou te dizer uma coisa: não vou renunciar. Não vou renunciar, não vou renunciar, “, disse Rubiales nesta sexta-feira em uma assembleia extraordinária da federação desportiva que preside.

“Não vou renunciar, não vou renunciar!”, insistiu.

Rubiales beijou Hermoso na boca no último domingo, na cerimônia de premiação da seleção espanhola após vencer a final da Copa do Mundo contra a Inglaterra por 1 a 0, o que foi interpretado por muitos como um comportamento impróprio do técnico.

Após a comemoração pública no estádio, Hermoso disse em transmissão ao vivo do vestiário que “não gostou” do beijo.

Nesta sexta-feira, porém, o dirigente insistiu que o beijo foi consensual.

“O beijo foi consentido. Jenni me levantou do chão e eu pedi um selinho, e ela disse que estava tudo bem”, disse ele.

Hermoso, no entanto, divulgou uma nota reafirmando que não houve consentimento para o beijo e que não tentou em momento algum levantar o dirigente do chão.

Rubiales também foi questionado por ter tocado seus órgãos genitais na comemoração da final.

Ele pediu desculpas por esse fato.

As reações de rejeição às palavras de Rubiales não demoraram, e o governo espanhol anunciou o início dos procedimentos necessários para suspendê-lo do cargo.

Beijo de Luis Rubiales em jogadora espanhola provocou revolta –

 (crédito: Getty)  Da BBC News Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Imagem colorida da tranmissão de Ceilandense e Sobradinho
Campeonato candango: Resultados elásticos abalam a reputação do futebol do DF
São Paulo derruba Flamengo e alcança sua maior conquista em 15 anos
São Paulo derruba Flamengo e alcança sua maior conquista em 15 anos
sao paulo e campeao da copa do brasil de 2023
2023 - São Paulo supera o Flamengo e é, pela primeira vez, o campeão da Copa do Brasil
Seleção feminina de vôlei vence Japão e classifica Brasil para a Olimpíada de Paris
A seleção feminina de vôlei do Brasil supera o Japão, garantindo a classificação do Brasil para os Jogos Olímpicos de Paris
Arte mostra jogadores de São Paulo e Flamengo - Metrópoles
São Paulo e Flamengo decidem título da Copa do Brasil para salvar 2023
Felipe Massa busca título da Fórmula 1 e indenização milionária; entenda > No Ataque
Felipe Massa busca título da Fórmula 1 e indenização milionária; entenda
Brasil reage diante da Bélgica e segue na briga por vaga em Paris > No Ataque
Brasil reage diante da Bélgica e segue na briga por vaga em Paris
Felipe Bardi correndo (foto: Reprodução Instagram de Felipe Bardi)
Felipe Bardi faz história e bate recorde brasileiro dos 100m
Carro de Fórmula 1 em prova da modalidade - Metrópoles
F1: Verstappen garante a pole position do GP do Japão
CNN Brasil
Walewska, campeã olímpica de vôlei, é sepultada em cerimônia reservada em Belo Horizonte
Massa comenta processo contra a F1 por manipulação: ‘Me tiraram aquele título’
Massa comenta processo contra a F1 por manipulação: ‘Me tiraram aquele título’
Luto na NBA! Morre ex-jogador de Boston Celtics e Orlando Magic > No Ataque
Luto na NBA! Morre ex-jogador de Boston Celtics e Orlando Magic

STF retoma julgamento sobre atendimento de pessoas trans no SUS

Sessão virtual começou hoje e vai até 28 de junho. O Supremo Tribunal Federal (STF) (foto) retomou nesta sexta-feira (21), em Brasília, a discussão sobre o atendimento de pessoas transexuais no Sistema Único de Saúde (SUS).  A Corte julga em plenário virtual a liminar proferida em 2021 pelo ministro Gilmar

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.