10/11/2025

Brasil confirma primeiros casos de gripe aviária em duas aves silvestres no ES

Duas aves foram encontradas no litoral do Espírito Santo, na semana passada, em cidades diferentes. Segundo comunicado do ministério emitido nesta segunda (15/5), casos não devem afetar a produção

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou, nesta segunda-feira (15/5), os primeiros casos de gripe aviária em território brasileiro. A doença foi identificada em duas aves selvagens, conhecidas popularmente como trinta-réis-de-bando, no litoral do Espírito Santo. Os animais foram resgatados a uma distância de 130 quilômetros um do outro. Segundo o ministro Carlos Fávaro, por serem aves selvagens, não há risco de restrições comerciais, e a situação foi controlada rapidamente.

“Nós tomamos todas as providências. Quero agradecer ao governador Renato Casagrande (PSB), as suas equipes das secretarias estaduais que, conectadas com o Mapa, foram ágeis na coleta dos animais e na confirmação do laboratório”, explicou Fávaro em vídeo divulgado nas suas redes sociais.

“Quero dizer ao mercado, à ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) em especial, à indústria de carnes de aves, que não há risco de qualquer tipo de restrição comercial, porque são aves silvestres. O sistema está funcionando, mas nós temos que dar clareza, transparência, e agilidade para continuar com o nosso sistema de defesa sendo reconhecido como eficiente para os nossos produtores”, acrescentou o ministro.

A investigação dos casos teve início na quarta-feira passada (10), com as duas aves localizadas no município de Marataízes e outra em Vitória. As amostras coletadas foram enviadas para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), que confirmou se tratar de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) de subtipo H5N1. Foram os dois primeiros casos de IAAP registrados no Brasil.

Setor não deve ser afetado

Segundo a pasta, a descoberta dos casos não afeta o status do Brasil como país livre da doença. Atualmente, o mundo passa pela maior pandemia da IAAP, e a maioria dos casos está relacionada ao contato de aves silvestres migratórias com aves de subsistência, de produção ou aves silvestres locais.

“A depender da evolução das investigações e do cenário epidemiológico, novas medidas sanitárias poderão ser adotadas pelo Mapa e pelos órgãos estaduais de sanidade agropecuária para evitar a disseminação de IAAP e proteger a avicultura nacional”, frisou o ministério, que anunciou ainda a intensificação das campanhas de conscientização e ações de combate à gripe aviária.

A doença pode ser transmitida para humanos pelo contato direto com as aves infectadas, vivas ou mortas. O consumo de carne e ovos, porém, não causa o contágio. O ministério alerta que, ao avistar aves doentes ou mortes, deve-se acionar o serviço veterinário local e não tocar ou remover os pássaros.

(crédito: Wikimedia Commons)

Fonte: Agência Estado

Deixe um comentário

Leia também
logoMPDFT
Encontro reúne prourb e movimentos sociais para fiscalização de políticas no df
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
VACINA
Dengue: Butantan desenvolve vacina em dose única
MARCO TEMPORAL
Com 5 a 2 contra o Marco Temporal, STF retoma análise do tema na 5ª
MORAES
Moraes manda soltar 4 presos por suspeita de fraude em cartões
BAHIA
Sobe para 9 número de suspeitos mortos em operação policial na Bahia
PREFEITO CASTRADOR
Solidariedade expulsa prefeito que sugeriu castrar mulheres no RJ
rio
Prefeito de cidade no RJ sugere castrar mulheres para controlar nascimentos
BRASIL
Ministério cria GT para frear violência contra indígenas no Amazonas
LULA
Lula anuncia que prefeituras vão receber, no mínimo, repasses de 2022
NUNES
Nunes Marques vota para condenar réu do 8 de janeiro a 2 anos e seis meses de prisão
LULU
Lula dá posse a novos ministros em cerimônia fechada no Planalto

Eduardo bolsonaro entra em defesa do irmão carlos em polêmica

A tensão política em Santa Catarina reverberou em São Paulo, desencadeando uma série de reações e críticas que envolvem membros da família Bolsonaro e figuras públicas. O foco da controvérsia se iniciou após uma discussão entre a deputada estadual Ana Campagnolo e Carlos Bolsonaro, e ganhou novos contornos com a

Leia mais...

Lenda do basquete, lenny wilkens falece aos 88 anos

O mundo do basquete perdeu uma de suas figuras mais emblemáticas. Leonard Randolph Wilkens, conhecido mundialmente como Lenny Wilkens, faleceu aos 88 anos em Washington, no último domingo. A lenda da NBA, imortalizada no Hall da Fama tanto como jogador (1989) quanto como treinador (1998), deixa um legado marcante no

Leia mais...

Médicos realizam primeira cirurgia remota de avc com robô no mundo

Um marco na medicina foi alcançado com a realização da primeira cirurgia remota de Acidente Vascular Cerebral (AVC) utilizando um robô. A inovação, liderada por pesquisadores da Universidade de Dundee, na Escócia, consistiu em uma trombectomia remota, procedimento que visa remover coágulos sanguíneos do cérebro. A cirurgia experimental foi executada

Leia mais...

Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30

Mais de 30 mil pessoas, representando movimentos sociais de diversas partes do mundo, convergirão para a Cúpula dos Povos, evento paralelo à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O encontro tem como objetivo central pressionar líderes globais por ações concretas e ambiciosas no combate à crise climática.

Leia mais...

Eduardo bolsonaro ataca governador do mt após defesa de tarcísio

Deputado federal reage a críticas e usa termos como “frouxidão” e “político b” contra Mauro Mendes. Em um acesso de fúria, o deputado federal Eduardo Bolsonaro atacou o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, após este defender o ex-ministro Tarcísio de Freitas, referindo-se a ele como o “candidato do sistema”.

Leia mais...

COP30: Trump critica construção de estrada dentro da Amazônia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a usar as redes sociais para criticar o Brasil Às vésperas da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, a partir desta segunda-feira (10/11), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou as redes sociais para criticar

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.