A CNN Brasil pode se tornar uma
“pedra no sapato” da Globo, com a
expectativa de que a emissora faça a sua estreia na TV aberta. Segundo o TV
Pop, o canal já passou por ajustes necessárias para viabilizar a
estreia.
Google New
Globo pode ter nova concorrente na TV aberta, com chegada
da CNN (Imagem: Divulgação)
Em entrevista ao Uol em dezembro de 2022, João Camargo,
presidente da CNN, já havia mencionado os planos para 2023 de estreia na rede
aberta, além da existência de planos de migração para a rádio.
Com isso, além da Globo, outras emissoras também ganham
uma nova concorrente direta, como a Record e Jovem Pan.
• Entre
para o Telegram do Money Times!Acesse as notícias que enriquecem seu dia em
tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do
Brasil e do mundo.
• CNN
Brasil
A estreia da CNN Brasil ocorreu no dia 15 de março de
2020, com altas expectativas, um time de peso — que contou com grandes nomes de
outras emissoras compondo a equipe — e grande investimento.
Apesar disto, se encontrou em um cenário de perdas de
profissionais do alto escalão, demissão em massa e resultados aquém do
esperado.
Para João Gabriel Batista, publicitário, com
pós-graduação em Marketing e Vendas na Escola de Negócios Saint Paul, MBA em
Gestão Empresarial pela FGV e colunista do Money Times, existem três principais
problemas estruturais atrelados aos problemas que a emissora enfrenta:
• Alto
custo de investimento sem encontrar sua posição no mercado;
• Fraco
posicionamento digital;
• TV por
assinatura em queda.
Em meio à recente demissão em massa, a TV aberta e demais
planos de expansão para 2023 são a aposta da emissora.
Em 2020, com a chegada da emissora norte-americana, a
Globo se viu perdendo profissionais do jornalismo de renome, como Monalisa
Perrone, Evaristo Costa, Mariana Palma e Phelipe Siani.