O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recebeu um prêmio de reconhecimento no 2º Congresso de Defesa da Integridade, evento promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A promotora de justiça Luciana Asper y Valdés, idealizadora do programa NaMoral, foi homenageada por sua significativa contribuição e fortalecimento das ações voltadas à defesa da integridade.
O congresso, que teve como tema central os “Desafios da defesa do patrimônio público: prevenção, organizações criminosas e recuperação de ativos”, reuniu diversos profissionais e especialistas da área para debater e compartilhar estratégias eficazes no combate à corrupção e na promoção da integridade.
A iniciativa “Política Distrital de Educação para Integridade: Programa NaMoral” conquistou o 3º lugar no Concurso de Boas Práticas, destacando-se entre diversas outras práticas inovadoras e resolutivas em todo o país. Para a promotora Luciana Asper y Valdés, o reconhecimento fortalece a instituição em sua missão de edificar uma cultura de integridade por meio da educação básica e superior. A promotora ainda ressaltou a importância do prêmio para todos os envolvidos no programa, tanto no MPDFT quanto na secretaria de educação.
O congresso, realizado entre os dias 28 e 30 de outubro em Recife, proporcionou um espaço de diálogo e aprendizado para membros do Ministério Público, magistrados, especialistas e representantes de diversas instituições públicas e acadêmicas. Os participantes puderam discutir e trocar experiências sobre as melhores práticas e estratégias para promover a integridade e combater a corrupção em diferentes esferas da sociedade.
O evento foi organizado pelo CNMP, por meio da Comissão de Defesa da Probidade Administrativa (CDPA), e contou com o apoio de diversas instituições, como a Escola Superior do Ministério Público de Pernambuco, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Conselho da Justiça Federal (CJF), o TRF-5, o MPPE, a Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe5) e a Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP).
Fonte: www.mpdft.mp.br










