11/11/2025

Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade

Júlia Eleutério Martins

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recebeu um prêmio de reconhecimento no 2º Congresso de Defesa da Integridade, evento promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A promotora de justiça Luciana Asper y Valdés, idealizadora do programa NaMoral, foi homenageada por sua significativa contribuição e fortalecimento das ações voltadas à defesa da integridade.

O congresso, que teve como tema central os “Desafios da defesa do patrimônio público: prevenção, organizações criminosas e recuperação de ativos”, reuniu diversos profissionais e especialistas da área para debater e compartilhar estratégias eficazes no combate à corrupção e na promoção da integridade.

A iniciativa “Política Distrital de Educação para Integridade: Programa NaMoral” conquistou o 3º lugar no Concurso de Boas Práticas, destacando-se entre diversas outras práticas inovadoras e resolutivas em todo o país. Para a promotora Luciana Asper y Valdés, o reconhecimento fortalece a instituição em sua missão de edificar uma cultura de integridade por meio da educação básica e superior. A promotora ainda ressaltou a importância do prêmio para todos os envolvidos no programa, tanto no MPDFT quanto na secretaria de educação.

O congresso, realizado entre os dias 28 e 30 de outubro em Recife, proporcionou um espaço de diálogo e aprendizado para membros do Ministério Público, magistrados, especialistas e representantes de diversas instituições públicas e acadêmicas. Os participantes puderam discutir e trocar experiências sobre as melhores práticas e estratégias para promover a integridade e combater a corrupção em diferentes esferas da sociedade.

O evento foi organizado pelo CNMP, por meio da Comissão de Defesa da Probidade Administrativa (CDPA), e contou com o apoio de diversas instituições, como a Escola Superior do Ministério Público de Pernambuco, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Conselho da Justiça Federal (CJF), o TRF-5, o MPPE, a Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe5) e a Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP).

Fonte: www.mpdft.mp.br

Leia também
logoMPDFT
Encontro reúne prourb e movimentos sociais para fiscalização de políticas no df
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
MORAES
Moraes manda soltar 4 presos por suspeita de fraude em cartões
rio
Prefeito de cidade no RJ sugere castrar mulheres para controlar nascimentos
BRASIL
Ministério cria GT para frear violência contra indígenas no Amazonas
LULA
Lula anuncia que prefeituras vão receber, no mínimo, repasses de 2022
NUNES
Nunes Marques vota para condenar réu do 8 de janeiro a 2 anos e seis meses de prisão
LULU
Lula dá posse a novos ministros em cerimônia fechada no Planalto
RS
Sobe para 47 número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul
PIAUI
Presidente Lula lança, no Piauí, programa Brasil sem Fome
Campos Neto: Se PIB chinês crescer abaixo de 4% população terá sensação de empobrecimento
Campos Neto: Se PIB chinês crescer abaixo de 4% população terá sensação de empobrecimento
STJ
STJ forma lista quádrupla com desembargadores para 2 vagas de ministro

Eua suspendem lançamentos de foguetes diurnos devido à paralisação

A Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos implementou uma suspensão emergencial de lançamentos de foguetes durante o dia. A medida drástica surge em meio à prolongada paralisação do governo, que resultou no afastamento de um número significativo de trabalhadores e está gerando interrupções nas operações aeroportuárias em todo

Leia mais...

Os jogos com edições de colecionador mais caras da história

As edições de colecionador se consolidaram como um símbolo de prestígio entre os aficionados por videogames. Mais do que simples cópias físicas ou digitais, estas versões especiais incluem estátuas detalhadas, itens exclusivos, experiências diferenciadas e, em alguns casos, prêmios surpreendentes. A produção limitada eleva esses pacotes à categoria de relíquias,

Leia mais...

Tribunal do df recebe delegação de magistrados de moçambique

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) acolheu uma comitiva de seis membros da magistratura e do Ministério Público de Moçambique na quinta-feira, 6 de novembro. A visita oficial foi liderada pelo procurador da República, Carlos Vinícius Soares Cabeleira, e acompanhada pela Secretária Judiciária (SEJU), Danielle

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.