28/11/2025

Primeiros-socorros em casa são grandes aliados das equipes de emergência

É essencial que vítimas de acidentes domésticos tenham acesso a cuidados imediatos para que a situação seja estabilizada até a chegada do socorro | Foto: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

Prestar os cuidados básicos em casos de queimaduras, engasgos, reações alérgicas e intoxicações ajuda a estabilizar a vítima até a chegada de socorro

Os primeiros segundos após uma emergência doméstica são extremamente importantes para salvar a vida de uma pessoa. Mesmo que a principal recomendação seja a busca por ajuda médica, é essencial que a vítima tenha acesso a cuidados imediatos para que a situação seja estabilizada até a chegada do socorro ou a ida a uma unidade básica de saúde (UBS), onde são prestados atendimentos a pequenas urgências, como ferimentos, escoriações leves, queimaduras de pequeno porte e reações alérgicas.

“Os acidentes domésticos muitas vezes exigem que o socorro seja imediato, que aconteça nos primeiros minutos. Então, estar preparado pode fazer toda a diferença”, destaca a médica de família Fabiana Fonseca, da UBS 2 de Santa Maria. Segundo a profissional, situações como engasgo, queimadura, reação alérgica e intoxicação são alguns exemplos em que os primeiros-socorros são fundamentais para o paciente.

Pensando nisso, a Agência Brasília apresenta a seguir dicas de primeiros-socorros para situações de emergência doméstica. Confira e lembre-se: em caso de necessidade, acione o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) pelo 193 ou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo 192.

Em caso de necessidade, acione o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) pelo 193 ou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo 192

Queimaduras

As queimaduras dentro de casa podem ocorrer por diversos fatores, como o contato com bebidas e alimentos quentes ou com tomadas sem protetores. A recomendação é que, imediatamente após ser queimada, a área do corpo seja resfriada com água corrente por alguns minutos.

“Habitualmente as pessoas pensam em passar manteiga, borra de café e creme dental, mas isso não deve ser feito de maneira alguma. Queimou, a primeira coisa a se fazer é colocar o membro na água corrente mesmo que a pessoa não esteja com dor, porque o processo de queimadura continua acontecendo por um tempo. Isso pode evitar que a queimadura se torne mais grave”, explica a médica.

Caso o local do acidente continue doendo ou seja criada uma bolha, a orientação é procurar a UBS mais próxima de casa, onde é possível fazer um curativo. Situações mais graves são encaminhadas para o hospital de referência a queimados no Distrito Federal, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

Engasgo

Quando algum alimento ou objeto bloqueia as vias respiratórias impedindo a respiração, considera-se que a pessoa está engasgando. Se a obstrução for parcial, a indicação é estimular que o paciente tente expelir tossindo. Em situação de obstrução total, a recomendação é a execução da manobra de Heimlich, além do chamado do socorro.

Trata-se de uma sequência de compressões abdominais que devem ser feitas após envolver os braços entre a caixa torácica e o umbigo da pessoa engasgada. “Essa é uma manobra voltada para crianças maiores e adultos. Para bebês, há uma manobra específica e que é orientada para gestantes e puérperas nas principais unidades básicas de saúde do DF, lembrando que a manobra é recomendada quando a pessoa não reage, não consegue falar, não consegue tossir”, revela Fabiana Fonseca.

No caso de bebês, a manobra é feita com o bebê apoiado no braço, com a cabeça mais abaixo que o corpo. Tendo cuidado em manter a boca do neném aberta, é preciso dar cinco batidas com o calcanhar da mão nas costas da criança na região entre as escápulas. Em seguida, o bebê deve ser virado. Com a barriga para cima, mantendo a inclinação original e a boca aberta, devem ser iniciadas cinco compressões no osso do peito da criança logo abaixo da linha entre os mamilos. O procedimento deve ser repetido até a criança expelir o objeto.

Reação alérgica

A reação alérgica mais comum ocorre na pele, com aparecimento de manchas vermelhas, inchaço da pálpebra e prurido. Em situações como essa, a sugestão é ir até uma UBS para que seja administrado um anti-histamínico oral ou intravenoso.

Casos mais graves podem causar asfixia devido ao fechamento da glote, por isso é preciso procurar ajuda médica imediatamente para que seja aplicada adrenalina. “Esse é um caso que exige socorro imediato, porque a reação acontece nos primeiros minutos do contato. Quando a alergia é na pele demora de meia hora a uma hora”, alerta a médica da família.

Intoxicação

Ingestão, inalação ou contato com determinadas substâncias podem causar intoxicações. É o caso de plantas tóxicas, alimentos contaminados, remédios, inseticidas e produtos de limpeza. Os sintomas mais comuns são irritação nos olhos, garganta e nariz, além de convulsões, asfixia, tontura e sonolência.

Nesse caso, a recomendação é entrar em contato o mais rápido possível com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelos números 0800-6446-774 ou 0800-7226-001. Também é necessário fazer a identificação da substância ingerida e evitar a provocação de vômito, a menos que este seja orientado por um profissional de saúde.

Desmaios

Desmaios são quedas causadas por um estado de inconsciência repentina. Pode acontecer devido ao calor, desidratação ou esforço físico, longos períodos sem ingerir alimentos, cansaço e emoções muito fortes. Para esses casos, a orientação é deitar a pessoa de barriga para cima, levantar as pernas e afrouxar roupas apertadas. Se a pessoa não recuperar a consciência entre um e dois minutos, é preciso chamar o socorro e monitorar a respiração e os sinais vitais.

Tribuna Livre, com informações da Agência Brasília

Deixe um comentário

Leia também
Homologado resultado final do edital para execução do projeto Nosso Natal 2025
Homologado resultado final do edital para execução do projeto Nosso Natal 2025
Hospital Regional do Gama passa por reforma e amplia acessibilidade
Hospital Regional do Gama passa por reforma e amplia acessibilidade
Em dia emocionante, casais provam trajes para o Casamento Comunitário do dia 7 de dezembro
Em dia emocionante, casais provam trajes para o Casamento Comunitário do dia 7 de dezembro
Estudantes do DF celebram formatura do Pontes para o Mundo no País de Gales
Estudantes do DF celebram formatura do Pontes para o Mundo no País de Gales
Liberação do viaduto entre Epig e ESPM inicia operação do corredor de ônibus a partir desta quarta-feira (26)
Liberação do viaduto entre Epig e ESPM inicia operação do corredor de ônibus a partir desta quarta-feira (26)
Representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública fazem visita técnica à SSP-DF
Representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública fazem visita técnica à SSP-DF
BNB Geek celebra seis anos com programação especial e atividades gratuitas no sábado (29)
BNB Geek celebra seis anos com programação especial e atividades gratuitas no sábado (29)
Fórum dos Pontos e Pontões de Cultura
Debates, plenária e celebração artística encerram 3ª Teia/Fórum dos Pontos e Pontões de Cultura 
Alunos da rede pública do DF participam de ação na Câmara dos Deputados em apoio à vacina contra HPV
Alunos da rede pública do DF participam de ação na Câmara dos Deputados em apoio à vacina contra HPV
Pátio de Transbordo do Gama passa por recuperação asfáltica
Pátio de Transbordo do Gama passa por recuperação asfáltica
Consciência Negra 2025 ultrapassa 100 mil pessoas em quatro dias de festival
Consciência Negra 2025 ultrapassa 100 mil pessoas em quatro dias de festival
Festival Desportivo Inclusivo leva mais de 500 pessoas à Praça dos Direitos de Ceilândia Norte
Festival Desportivo Inclusivo leva mais de 500 pessoas à Praça dos Direitos de Ceilândia Norte

Aposentadoria em 2026: entenda as novas regras e seus impactos

O ano de 2026 deve trazer a consolidação de diversas mudanças no sistema de aposentadoria, impactando diretamente milhões de trabalhadores. As alterações, em constante evolução, exigem atenção redobrada para garantir o acesso aos direitos previdenciários de forma adequada. Um dos pontos centrais é a idade mínima para se aposentar. As

Leia mais...

Governo avalia fim de pedágio alvo de críticas por altos valores

Uma portaria do Ministério dos Transportes reacendeu o debate sobre a possível extinção de uma das praças de pedágio mais caras do país, alvo constante de críticas de usuários e especialistas em infraestrutura. A medida, que estabelece diretrizes para a reavaliação de contratos de concessão rodoviária, abre caminho para que

Leia mais...

COM APOIO DE PÁBIO MOSSORÓ E DR. CÉLIO SILVEIRA, PREFEITO MARCUS VINICIUS CONQUISTA PASSARELAS PARA VALPARAÍSO DE GOIÁS JUNTO AO DNIT

As passarelas atenderão pontos considerados críticos pela Polícia Rodoviária Federal. Órgão federal autoriza implantação das estruturas nos trechos Marajó/Esplanada V e Chácara Brasil Esplanada 5; fase de projetos inicia imediatamente A mobilização conjunta entre a Prefeitura de Valparaíso de Goiás, o Governo de Goiás, a Câmara Municipal e a bancada

Leia mais...

Homem é condenado a 20 anos por atacar grávida na asa norte

Um homem foi condenado a 20 anos de prisão por tentativa de homicídio qualificado contra uma mulher grávida de sete meses. A decisão foi proferida nesta quarta-feira, após análise do caso pela 1ª Promotoria de Justiça do Tribunal do Júri de Brasília. Hermes Antonio de Magalhães Resende cumprirá a pena

Leia mais...

Moto solar com painéis retráteis surge com design inovador

A Solaris, uma motocicleta movida a energia solar, chamou a atenção por sua origem inusitada: um escritório de arquitetura e design. A MASK Architects, conhecida por projetos arquitetônicos e consultoria em engenharia, desenvolveu o protótipo seguindo sua filosofia de “Inventar e Integrar”. O projeto combina estética, autonomia e soluções sustentáveis

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.