23/06/2024

Rui Costa pede desculpas e diz que foi infeliz em fala sobre Brasília

Ministro utilizou as redes sociais para se desculpar e disse que o desabafo sobre Brasília ser uma “ilha da fantasia” em “nada tem a ver com brasileiras e brasileiros que vivem na capital”

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, utilizou as redes sociais, na tarde desta quarta-feira (7/6), para afirmar que não foi feliz nas palavras sobre Brasília, e que permitiu que “alguns transformassem a minha declaração em um ataque à cidade ou ao seu povo”. O político baiano, na sexta-feira (2/6), disse que a capital federal é uma “ilha da fantasia” e que faz “muito mal ao Brasil”.

Nas redes, Rui disse que, no evento, desabafou e demonstrou inconformidade com o processo de escolhas e decisões tomadas, e que, ao citar Brasília como centro do poder político, não foi feliz nas palavras. “Quero deixar absolutamente claro que meu desabafo nada tem a ver com brasileiras e brasileiros que vivem na capital, com seus familiares, lutando, sonhando e passando dificuldades como tanta gente em todas as cidades do país”, afirmou.

“Brasília é formada por uma gente corajosa e trabalhadora, que labuta todos os dias, com muito esforço e dignidade, por uma vida melhor. Tenho a convicção de que nada supera o trabalho”, esclareceu.

O ministro disse, também, que vai continuar trabalhando para ajudar o povo brasileiro, e que recentemente dialogou sobre investimentos e formas de gestão para melhorar o sistema de transporte público de quem mora no Entorno do DF. “Vamos ao trabalho! Dia e noite, meu foco é trabalhar pelo Brasil e o desafio será sempre ajudar o presidente @LulaOficial a construir um país melhor para todos e todas”, completou.

Entenda o caso

As declarações de Rui ocorreram em uma agenda na tarde sexta-feira (2/6), na Bahia. O caso foi revelado pela coluna Eixo Capital. Lá, o ministro disse que Brasília fez muito mal ao Brasil. “Eu chamo aquilo de ilha da fantasia. Aquele negócio de colocar a capital longe da vida das pessoas, na minha opinião, fez muito mal ao Brasil”, disse.

“Era melhor ter ficado no Rio de Janeiro ou ter ido para São Paulo, Minas ou para a Bahia. Para que quem fosse entrar num prédio daquele ou na Câmara dos Deputados ou no Senado, passasse antes de chegar no seu local de trabalho, numa favela, debaixo de um viaduto, com gente pedindo comida, com gente desempregado porque ali as pessoas vivem numa ilha ilusória, numa bolha de fantasia”, completou.

A primeira reação veio do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que o chamou de idiota: “(É) um idiota completo. Agora sabemos de onde partiu o ataque ao Fundo Constitucional”. Em suas redes sociais, Ibaneis ainda destacou que as declarações de Rui Costa só servem “para aumentar o clima de animosidade que devemos combater no país”.

O governador chamou a atenção para a cegueira de alguns políticos que acham que “Brasília se limita ao que vêem pelas janelas de seus gabinetes. Fariam melhor se fossem conhecer de perto os problemas da população mais humilde, na maioria migrantes da Bahia, Piauí, Paraíba e outros estados, que buscam oportunidade e uma vida menos sofrida.” Após as declarações, a bancada do DF repudiou e deputados distritais chegaram a protocolar para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitisse Rui Costa.

As declarações de Rui ocorreram em uma agenda na tarde sexta-feira (2/6), na Bahia. O caso foi revelado pela coluna Eixo Capital. Lá, o ministro disse que Brasília fez muito mal ao Brasil.

(crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Ministro Barroso afirma que a alternância de poder é uma parte essencial da vida.
Ministro Barroso afirma que a alternância de poder é uma parte essencial da vida.
Lula busca sintonia com Lira para tocar acordos
Lula busca sintonia com Lira para tocar acordos
Decisão do STF contra réus do 8/1 é criticada por dupla punição e deve ser alvo de recursos
Decisão do STF contra réus do 8/1 é criticada por dupla punição e deve ser alvo de recursos
TCU pede informações ao governo sobre ações de combate a fraudes em compras internacionais
TCU pede informações ao governo sobre ações de combate a fraudes em compras internacionais
MARCO TEMPORAL
Marco temporal: a histórica vitória dos indígenas no Supremo
DINO
Lula é alertado sobre uma consequência negativa de indicar Dino ao STF
LULA
Lira alerta que governo deve ter cuidados com "excessos" da PF
LULA
Presidente Lula participa de jantar com empresários em Nova York
CONGRESSO
Candidaturas de mulheres e negros sob ataque em propostas no Congresso
voo
Lula vai para Cuba e Estados Unidos, e passa Presidência a Alckmin
RODRIGO
Senado vai apresentar PEC para criminalizar porte de drogas
XANDE
8/1: Defesa de acusado diz que julgamento é político; Moraes rebate

Brasília sediará Congresso Internacional Cidades Lixo Zero

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) se une a especialistas globais para promover práticas sustentáveis e políticas de lixo zero Entre 25 e 27 de junho, Brasília será o palco da terceira edição do Congresso Internacional Cidades Lixo Zero. O evento, que será realizado no Museu Nacional da República, conta

Leia mais...

Mais de 1,5 milhão de pessoas atendidas pelos programas sociais do GDF

Do Cartão Prato Cheio ao Cartão Gás, passando pela Política de Assistência Estudantil, benefícios geraram, desde 2019, investimento de R$ 1,9 bilhão, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade social e impulsionando a economia Investir em pessoas e no desenvolvimento delas é uma ação perene do Governo do Distrito Federal (GDF).

Leia mais...

STF retoma julgamento sobre atendimento de pessoas trans no SUS

Sessão virtual começou hoje e vai até 28 de junho. O Supremo Tribunal Federal (STF) (foto) retomou nesta sexta-feira (21), em Brasília, a discussão sobre o atendimento de pessoas transexuais no Sistema Único de Saúde (SUS).  A Corte julga em plenário virtual a liminar proferida em 2021 pelo ministro Gilmar

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.