10/11/2025

Congresso não poder mudar regra fiscal beira o irracional, diz Lira

Presidente da Câmara afirma que marco fiscal “não é decreto” e cobra “clareza” do governo Lula.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a ideia de que o Congresso Nacional não pode alterar o texto do novo marco fiscal “é uma situação que beira o irracional”.

“[A matéria] Não pode ser um decreto, senão não precisava do Congresso Nacional”, declarou em entrevista à emissora CNN Brasil que irá ao ar às 22h15 desta 2ª feira (15.mai.2023). O congressista está reunido na noite desta 2ª feira (15.mai) com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), o número 2 da pasta, Gabriel Galípolo, e líderes da Casa Baixa, para apresentação do relatório da regra fiscal.

Durante a entrevista, Arthur Lira disse que a Casa Baixa quer aprovar o texto novo, que, segundo ele, irá deixar a vida do governo “mais tranquila” e “mais previsível”. Porém, disse que “o governo não está junto” na discussão do tema.

“Eu entendo que o ministro Haddad é o interlocutor, indicado pelo governo, autorizado pelo governo, pra tratar desse assunto. Nós precisamos ter uma clareza de que o governo vem unido para as discussões que nós estamos fazendo”, declarou.

CRÍTICAS DE CAJADO

Além do presidente da Casa Baixa, o relator do texto do novo marco fiscal na Câmara dos Deputados, Cláudio Cajado (PP-BA), também já fez críticas a uma falta de unidade por parte do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no que diz respeito ao novo teto de gastos.

Na ocasião, o deputado afirmou que tem tido “dificuldades” na relação com integrantes do governo e cobrou um “discurso único” do Executivo.

“Nós queremos aprovar um arcabouço para o país que vai deixar a vida do governo mais tranquila, mais previsível, e o governo não está junto”, disse Arthur Lira em entrevista.

(foto) Agência Câmara

Deixe um comentário

Leia também
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
VACINA
Dengue: Butantan desenvolve vacina em dose única
MARCO TEMPORAL
Com 5 a 2 contra o Marco Temporal, STF retoma análise do tema na 5ª
MORAES
Moraes manda soltar 4 presos por suspeita de fraude em cartões
BAHIA
Sobe para 9 número de suspeitos mortos em operação policial na Bahia
PREFEITO CASTRADOR
Solidariedade expulsa prefeito que sugeriu castrar mulheres no RJ
rio
Prefeito de cidade no RJ sugere castrar mulheres para controlar nascimentos
BRASIL
Ministério cria GT para frear violência contra indígenas no Amazonas
LULA
Lula anuncia que prefeituras vão receber, no mínimo, repasses de 2022
NUNES
Nunes Marques vota para condenar réu do 8 de janeiro a 2 anos e seis meses de prisão
LULU
Lula dá posse a novos ministros em cerimônia fechada no Planalto
RS
Sobe para 47 número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Petrobras decide manter participação acionária na braskem

A Petrobras anunciou sua decisão de manter sua participação na Braskem, a maior petroquímica da América Latina. A estatal brasileira detém atualmente 36% do capital total da empresa e 47% das ações com direito a voto. A decisão encerra um período de especulações sobre a possível venda da participação da

Leia mais...

Bolsonaro é condenado e flávio reage: ‘uma farsa’

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) criticou a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que rejeitou, por unanimidade, o recurso da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro. A medida mantém a condenação de 27 anos e 3 meses imposta ao ex-presidente. Para o senador, a decisão é uma “farsa”.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.