Setores financeiro, industrial e público são principais alvos de criminosos, agravados pelo uso de Inteligência Artificial -IA
O presidente-executivo da Trellix, Bryan Palma, alertou para o aumento dos crimes cibernéticos envolvendo inteligência artificial (IA) no mundo, enfatizando que o Brasil precisa intensificar seus esforços para enfrentar essa nova ameaça à segurança de dados de pessoas, empresas e governos. Palma fez essa observação durante uma entrevista à Inteligência Financeira, enquanto estava em visita ao Brasil.
Ele destacou que a IA tem proporcionado aos criminosos uma ferramenta adicional que lhes permite agir com maior velocidade e sofisticação. Isso ocorre em um momento em que várias empresas brasileiras têm sofrido perdas significativas devido a ataques cibernéticos, tornando o cenário ainda mais complexo.
Um estudo conduzido pela Trellix com especialistas em segurança revelou que 82% deles consideram que o orçamento destinado à segurança cibernética no Brasil está abaixo do necessário. Isso tem consequências inevitáveis, com 46% dos entrevistados estimando que suas organizações perderam até 5% da receita devido a violações de segurança nos últimos 12 meses.
O setor bancário é um dos principais alvos, com quase metade dos ataques direcionados a ele, e setores industriais como energia e transporte também estão entre os preferidos pelos criminosos cibernéticos.
Diante desse cenário, governos e empresas de segurança da informação têm investido em proteção preditiva, usando inteligência artificial para monitorar e proteger dados sensíveis. No entanto, a crescente sofisticação dos criminosos requer ação rápida e colaborativa de autoridades, empresas e sociedade.
O Brasil planeja lançar um plano nacional de segurança cibernética em outubro, incluindo a criação de uma agência dedicada a essa questão. No entanto, além das iniciativas governamentais, serão necessárias medidas de autorregulação setorial e um aumento na conscientização pública sobre a importância da privacidade dos dados para construir sistemas de segurança robustos e eficazes.
Tribuna Livre Brasil com informações da Inteligência Financeira