07/09/2024

Juíza que condenou Lula reassume Lava Jato após afastamento de Appio

Com afastamento de Eduardo Appio na segunda-feira (22/5), a juíza Gabriela Hardt volta ao comando da 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná

A juíza Gabriela Hardt assume novamente os casos da 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná nesta terça-feira (23/5), após afastamento do juiz titular, Eduardo Appio. Com a decisão, Hardt volta ao comando da Operação Lava Jato, na qual já condenou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à prisão, no caso do sítio de Atibaia.

Na noite dessa segunda-feira (22/5), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) decidiu afastar o juiz Eduardo Appio da 13ª Vara de Curitiba (PR). Uma investigação apura a responsabilidade de Appio sobre o acesso a um número de telefone supostamente utilizado para ameaçar um desembargador federal.

Normalmente, em cada vara federal, trabalham dois juízes. Gabriela Hardt, por exemplo, é juíza federal substituta. Por isso, sempre que o titular se afasta, ela assume o posto. Isso aconteceu em 2019, quando Sergio Moro desistiu da carreira de magistrado para assumir o Ministério da Justiça de Jair Bolsonaro (PL).

No mesmo ano, Hardt condenou o presidente Lula (PT) a 12 anos e 11 meses de prisão. Agora, com a determinação do TRF-4, a magistrada fica no lugar de Appio.

Appio agora tem 15 dias para apresentar sua defesa prévia ao tribunal, que decidirá se ele volta ao cargo ou não.

Paranaense de 42 anos, Gabriela Hardt é formada em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e prestou concurso da Justiça Federal em 2009, para uma vaga em Paranaguá (PR).

Normalmente, em cada vara federal, trabalham dois juízes. Gabriela Hardt, por exemplo, é juíza federal substituta. Por isso, sempre que o titular se afasta, ela assume o posto.

Foto: Agência Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
VACINA
Dengue: Butantan desenvolve vacina em dose única
MARCO TEMPORAL
Com 5 a 2 contra o Marco Temporal, STF retoma análise do tema na 5ª
MORAES
Moraes manda soltar 4 presos por suspeita de fraude em cartões
BAHIA
Sobe para 9 número de suspeitos mortos em operação policial na Bahia
PREFEITO CASTRADOR
Solidariedade expulsa prefeito que sugeriu castrar mulheres no RJ
rio
Prefeito de cidade no RJ sugere castrar mulheres para controlar nascimentos
BRASIL
Ministério cria GT para frear violência contra indígenas no Amazonas
LULA
Lula anuncia que prefeituras vão receber, no mínimo, repasses de 2022
NUNES
Nunes Marques vota para condenar réu do 8 de janeiro a 2 anos e seis meses de prisão
LULU
Lula dá posse a novos ministros em cerimônia fechada no Planalto
RS
Sobe para 47 número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Novo protocola ação contra decisão de Moraes por bloqueio do X

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou o bloqueio da rede social X na sexta-feira (30/8) O partido Novo protocolou, nesta segunda-feira (2/8), uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) com pedido liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou

Leia mais...

Biblioteca da Fepecs passa a funcionar em novo horário

A partir desta segunda-feira (2), o local fica aberto até as 20h, sempre de segunda a sexta O mês de setembro começa com uma novidade para os usuários da Biblioteca Central (BCE) da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). A partir desta segunda-feira (2), o local

Leia mais...

Equatorial Goiás leva plataforma educacional para Luziânia 

Evento começa nesta terça-feira (3) e contará com a Nave Educacional  A Equatorial Goiás leva nesta semana para Luziânia sua plataforma educacional, o E+ Educação. O evento começa nesta terça (3) e vai até quinta-feira (5) com palestras, capacitações de professores e atividades interativas na Nave Educacional Equatorial.  A distribuidora

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.