DF oferece opções de turismo para quem busca sossego no Carnaval

DF oferece opções de turismo para quem busca sossego no Carnaval
DF oferece opções de turismo para quem busca sossego no Carnaval – Reprodução

Opções de turismo e lazer no DF

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) está divulgando opções para quem deseja aproveitar o Carnaval com tranquilidade, oferecendo roteiros que unem natureza, espiritualidade e lazer. As dicas fazem parte da coleção Rotas de Brasília e promovem o turismo na capital como uma alternativa à agitação dos blocos de rua.

A secretaria disponibiliza a coleção Rotas de Brasília, que consiste em miniguias com experiências segmentadas. O material reúne opções para toda a família, que vão desde vivências cívicas, passando por ícones como o Congresso Nacional e a Praça dos Três Poderes, até atrativos voltados ao relaxamento e ao contato com a natureza. Durante o período carnavalesco, a recomendação da Setur-DF para quem busca tranquilidade são os miniguias voltados a turismo religioso, de natureza e de diversão. Entre as opções estão as rotas Náutica, da Paz, do Cicloturismo, do Cerrado, das Uvas e Lago Oeste.

Turismo rural e enoturismo

Para quem prefere aproveitar o Carnaval longe da agitação, Brasília também se destaca como destino de turismo rural e de natureza. “Temos uma folia contagiante nos blocos de rua, mas também somos um refúgio para quem busca tranquilidade e contato com a natureza”, afirma o secretário de Turismo, Cristiano Araújo. “As rotas turísticas são um convite para explorar o que o Distrito Federal tem de melhor”.

Destinos rurais e vinícolas

Entre as opções para quem busca descanso e sossego durante o Carnaval, a Setur-DF tem três indicações iniciais:

  • Sítio Pinheiros: em Brazlândia, a cerca de 45 km do centro de Brasília, com ambiente rural e acolhedor.
  • Hotel Fazenda Águas Emendadas: em Planaltina, a aproximadamente 54 km da capital, ideal para atividades ao ar livre com conforto.
  • Rancho Moreira: em Ceilândia, a cerca de 40 km do Plano Piloto, que oferece uma experiência autêntica do campo para toda a família.

“Além da tranquilidade, o ambiente rural contribui diretamente para o bem-estar físico e emocional”, pontua o presidente do Sindicato do Turismo Rural e Ecológico (Ruraltur DF), Fernando Mesquita. “Atividades como trilhas, banhos de floresta e até a agricultura terapêutica ajudam a aliviar o estresse e revitalizar o organismo. Somada a isso, a alimentação saudável, com ingredientes frescos e orgânicos produzidos localmente, completa a experiência.”

Outra opção que vem ganhando destaque são as vinícolas do DF, que integram o enoturismo local e oferecem experiências voltadas ao lazer, à contemplação e à gastronomia. Localizadas em áreas rurais, as vinícolas proporcionam visitas guiadas, degustações e paisagens bucólicas. Veja as opções na Rota da Uva de Brasília.

Turismo religioso

Entre os destaques do turismo religioso, o Templo da Boa Vontade (TBV) promove, entre os dias 14 e 17 de fevereiro, o Plantão de Assistência Espiritual Caridade Completa, com programação especial. Já o Mosteiro de São Bento realiza, entre os dias 14 e 18, o tradicional Retiro de Preparação para a Quaresma. Retiros e grupos de reflexão fazem parte da programação religiosa durante o Carnaval.

A programação religiosa inclui ainda a 40ª edição do Rebanhão, entre os dias 15 e 17 de fevereiro, com o tema “É Ele Quem dá a Todos a Vida”. Com apoio do GDF, o evento é promovido pela Renovação Carismática Católica do Distrito Federal.

A Setur-DF reforça que alguns atrativos podem ter funcionamento diferenciado durante o período carnavalesco, sendo recomendável verificar previamente o atendimento. Para quem quer brincar o Carnaval com folia, é possível consultar os blocos no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF).

*Com informações da Secretaria de Turismo

T LB

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress