15/09/2024

Com 31 mortos, Rio Grande do Sul entra em estado de calamidade pública

Governador Eduardo Leite já fala que passagem de ciclone provocou a maior “tragédia natural da história”. Mais de 4 mil pessoas tiveram que deixar suas casas. Desfiles de 7 de Setembro foram cancelados

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou, nesta quarta-feira (6/9), que decretará estado de calamidade pública por causa das fortes chuvas provocadas pela passagem de um ciclone extratropical, nesta semana. Em entrevista, Leite informou que até o início da tarde, 31 pessoas morreram e há mais de 3 mil desalojados e 1,6 mil desabrigados no estado. Ao todo, 50 mil gaúchos foram afetados pelo fenômeno extremo. Dois ministros foram a Porto Alegre para acompanhar os trabalhos de resgate, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“É a maior tragédia natural que se tem registro no Rio Grande do Sul”, afirmou Leite. O ministro de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta, também gaúcho, concordou com o governador e disse que nunca tinha visto um “evento climático tão violento, tão grave”.

Por causa das enchentes, o governador também decidiu cancelar todos os desfiles cívico-militares em comemoração à Independência do país, na quinta-feira (7/9). “A melhor forma de homenagear a Pátria e o cidadão brasileiro é todos trabalharem para ajudar essa sociedade que está sofrendo muito nesse momento” declarou.

Em relação às verbas públicas, o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, garantiu assistência federal. “Se o dinheiro que nós temos não for suficiente, eu e Pimenta comunicaremos o presidente Lula e pediremos mais, não faltará para ninguém”, assegurou. Leite reiterou a fala do ministro e comentou que as família mais vulneráveis terão direito ao programa Volta por cima, que libera até R$ 2,5 mil para pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

O governador gaúcho alertou que ainda há previsão de chuva forte no estado e que enchentes, deslizamentos e desabamentos podem ser registrados. “Por maior que seja a ajuda dos governos vai ser pouco pelo tamanho do estrago que aconteceu”, disse ao Correio o deputado federal Heitor Schuch (PSB-RS) sobre o desastre. Em Santa Catarina, pelo menos uma pessoa morreu em decorrência dos temporais.

(crédito: Gustavo Mansur/GRS)

Eduardo Leite cancela desfiles de 7 de Setembro e decreta estado de calamidade pública no RS –

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
VACINA
Dengue: Butantan desenvolve vacina em dose única
MARCO TEMPORAL
Com 5 a 2 contra o Marco Temporal, STF retoma análise do tema na 5ª
MORAES
Moraes manda soltar 4 presos por suspeita de fraude em cartões
BAHIA
Sobe para 9 número de suspeitos mortos em operação policial na Bahia
PREFEITO CASTRADOR
Solidariedade expulsa prefeito que sugeriu castrar mulheres no RJ
rio
Prefeito de cidade no RJ sugere castrar mulheres para controlar nascimentos
BRASIL
Ministério cria GT para frear violência contra indígenas no Amazonas
LULA
Lula anuncia que prefeituras vão receber, no mínimo, repasses de 2022
NUNES
Nunes Marques vota para condenar réu do 8 de janeiro a 2 anos e seis meses de prisão
LULU
Lula dá posse a novos ministros em cerimônia fechada no Planalto
RS
Sobe para 47 número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Novacap terá semana de comemorações pelos 68 anos

Público em geral é convidado a participar do culto ecumênico e de exposição fotográfica retratando os feitos da empresa nos últimos anos Sob o tema Construção, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) celebra 68 anos de existência. Fundada quatro anos antes da capital federal, justamente para erguer

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.